Translate

Sunday, September 23, 2012




BIOGRAFIA: CARLES, Arthur, Arthur Beecher Carles Junior (1882-1952).

Carles nasceu na Filadélfia (PA): ele estudou com William Merrit Chase e Henry McCarter na Academia de Arte da Pensilvânia (1900-1907). O artista recebeu a bolsa de estudos que permitiu-lhe viver dois anos na Europa (1905-1907). Na França Carles encontrou artistas de vanguarda, nessa época de grande criatividade, devido a emergência do Grupo (Francês) dos Fauvistas (1905-1907; v.). Carles conheceu Henri Matisse, Pablo Picasso, Sonia Delaunay, Auguste Rodin e o destacado artista das vanguardas americanas John Marin, posteriormente associado à Galeria 291 do fotógrafo Alfred Stieglitz (Nova York, 1905-1917). Carles passou temporada em Paris; e, posteriormente, outro período em Roma (Itália, 1911-).

Carles voltou aos Estados Unidos e expôs na mostra coletiva do Grupo dos Jovens Artistas Americanos [Young American Artists], na Galeria 291 (1910). Carles depois expôs em mostra individual na mesma galeria (1912) e na famosa primeira mostra que uniu as vanguardas européias e americanas, a Exposição da Armada [Armory Show] (Nova York, 1913; v.). Na década de 1920, Carles produziu obras com temas populares como naturezas-mortas, obras florais e outras.
 
Carles tornou-se professor e ensinou discontinuamente na Academia de Arte da Pensilvânia (Filadélfia, 1923-); o artista decepcionou-se pela falta total de aceitação na sociedade da Filadélfia de sua obra vanguardista e Abstrata. Carles foi um dos artistas pioneiros do modernismo na arte americana; sua obra Natureza Morta com vaso lustre de prata (Still Life with Silver Lustre vase, c. 1928, óleo/ tela, 91 cm x 80 cm.), se encontra reproduzida (TOBLER, 1999).
 
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
 
ENCICLOPÉDIA. DUTTON, E. P.; STEINER, P. Encyclopaedia of American Art. New York: E. P. Dutton - Chanticler Press, 1981, pp. 102-103.

TOBLER, J. DYER, B.; GREENE, D: GREENBERG, A.; HARRISON, H.; MILLS, S.; GOODVE, T. N. The American Art Book. London: Jay Tobler. Phaidon Press, 1999, p. 74.
 

No comments:

Post a Comment