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Thursday, October 11, 2012




 

 HISTÓRIA DAS VANGUARDAS AMERICANAS. GRUPO (AMERICANO DOS) OITO [THE EIGHT] (Nova York, 1908-1918).
 
Destaques: Arthur DOVE, Robert HENRI e John SLOAN.


Formaram este grupo 8 artistas que estudaram arte na Filadélfia e depois, se radicaram em Nova York. O Grupo dos Oito reuniu em uma única mostra realizada na Macbeth Gallery as pinturas de 8 alunos do professor Robert Henri, da Escola de Nova York (Nova York, 1908). Participaram dessa mostra as pinturas de Maurice Prendergast (1859-1924), William Glakens (1870-1938) e John Sloan (1871-1951), todos posteriormente fundadores da Sociedade dos Artistas Independentes [Society of Independent Artists]; o paisagista Ernst Lawsen (1859-1933); o futuro presidente da Associação dos Pintores Americanos [Association of American Painters], Arthur Garfield Dove (1863-1928); o conhecido ilustrador George Wesley Bellows (1882-1925), que trabalhou para o periódico The Masses (As Massas, v.); o artista plástico e boxeador, George Luks (1867-1933); e o paisagista Everett Shinn (1873-1958), que posteriormente se tornou um dos primeiros diretores de arte do cinema norte-americano. O espírito da pintura dos artistas do círculo do professor das vanguardas, Robert Henri, admirador da arte de Thomas Eakins e de Thomas Pollock Anshutz (1851-1912), professores da Academia de Arte da Filadélfia (PA) onde a maioria dos artistas do grupo estudou antes de se transferirem para Nova York. Foram alunos de Anshutz Robert Henri, George Luks, William Glakens, John Sloan e Everett Shinn; outros alunos notéveis da Ac. de Arte da Filadelfia foram Arthur B. Carles, Charles Demuth, John Marin, Paul-Jean Martel, Charles Sheeler e Albert Laessle.
Esse grupo de artistas, do chamado Grupo do Realismo em Nova York, posteriormente, na década de 1930, recebeu da crítica de arte a denominação pejorativa de Escola da Lata de Lixo [Ashcan School]. O nome surgiu pelo fato dos artistas do Grupo dos Oito abordarem temática inovadora e simplificada, pintando com muita simplicidade nas suas obras objetos comuns na vida do dia a dia da sociedade norte-Americana, como caixas de sabão em pó, torradeiras entre outros elementos. Esta figuração do grupo, mais tarde influenciou a Figuração da Arte Pop [Arte Popular ou Massiva], através de seu maior expoente, Andy Warhol, artista da filadélfia posteriormente radicado em Nova York. (v.). O espírito do Grupo da Escola da Lata de Lixo [Ashcan School] perdurou nas vanguardas nova-iorquinas através do Realismo: Pintura de Cena Americana (v.).
 

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