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Saturday, October 13, 2012



 HISTÓRIA DAS VANGUARDAS AMERICANAS. BIOGRAFIA: SLOAN, John (1871-1951). 


O artista plástico, pintor e ilustrador norte-americano, nasceu em Pack Haven (Pensilvânia, E.U.A.) e morreu em Hanover (New Hampshire). O artista estudou na Academia de Arte da Pensilvânia (Filadélfia, 1892-1894), onde foi colega de William Glakens, George Luks e Everett Shinn; e, como vários artistas do grupo foi ilustrador dos jornais Enquirer e Philadelfia Press na mesma cidade.

O grupo dos artistas da Filadélfia se transferiu para Nova York, onde todos foram alunos de Robert Henri (1865-1929), na Academia de Arte de Nova York (1890-). Sloan tornou-se líder da comunidade de vanguarda radicada em Nova York. e integrou o dito, Grupo (Americano) dos Oito artistas da Filadélfia em Nova York. Obras de Sloan participaram da exposição que inaugurou as vanguardas norte-americanas, realizada com a curadoria de Henri na Macbeth Gallery (Nova York, 1908).

Sloan participou da equipe editorial do jornal socialista Massas (v.abaixo), no qual ele publicou suas ilustrações com figuras perpassadas de melancolia. O artista foi o fundador com Robert Henri (1865-1929), Walther Patch, William Glakens (1870-1938), Maurice Prendersgast e Everett Shinn (1876-1953) da Sociedade dos Artistas Americanos Independentes (Society of Independent American Artists, 1916-1944; v. abaixo), fundada nos moldes da organização francesa que a precedeu, a Sociedade dos Artistas Independentes (Société des Artistes Indépendants,  Paris; v. no meu Blog: <http://arteeuropeiadevanguarda.blogspot.com). Sloan foi o primeiro presidente dessa sociedade que desempenhou marcante papel educativo como formador de opinião do público norte-americano. Artistas de todos os cantos do país enviaram suas obras para participarem das mostras organizadas anualmente, selecionadas por um júri apontado pela Sociedade.
 
Sloan foi professor da Liga dos Estudantes de Arte [Art Students' League], da qual, mais tarde, foi diretor (1931). Os artistas do grupo dos ditos, Realistas Sociais de Nova York achavam que a arte deveria incluir propaganda socialista; quando Sloan se recusou a aderir à mistura explosiva de arte com política, este fato motivou sua rejeição por parte do grupo e seu consequente afastamento.
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
BUTOR, M.;  MARTIN, J.; MASSU, C.; NICHOLS, S., PARIGORIS, A.; RIOUT, D.; TRAVIS, D. BUTOR, M (Pref.). L'Art des États-Unis. Traduction de Christiane Thiollier et Dominique Ferrault. Paris: Citadelles et Mazenod, 1992. 637p: il., color., p. 411.
DICIONÁRIO. CHILVERS, I. Dictionary of 20th century art. Edited by Ian Chilvers. Oxford: Oxford University Press, 1998. 670p., p. 589. (Oxford reference)
 

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