Translate

Monday, December 17, 2012


 
HISTÓRIA DAS VANGUARDAS AMERICANAS.
BIOGRAFIA: SHEELER, Charles Rettrew (1883-1965).
 



O pintor, fotógrafo e cineasta vanguardista norte-americano estudou na Europa (1904-1909), juntamente com Martin Shamberg, seu colega da Academia de Artes Chase (Filadélfia). O artista tornou-se o pintor norte-americano que melhor retratou o início da dita, era da máquina: obras de Sheeler participaram da primeira mostra da vanguarda internacional, a Exposição da Armada (Armory Show, Nova York, 1913; v.).
Sheeler participou do grupo de artistas que expôs suas obras na Galeria 291, pertencente ao fotógrafo norte-americano Alfred Stieglitz, que se casou com a artista Georgia O'Keeffe (1924). No início da década de 1920 formou-se o dito, Círculo deAlfred Stieglitz (v.), do qual participaram os artistas Charles Demuth, Georgia O'Keeffe  e Charles Sheeler, entre outros, que criaram o movimento intitulado mais tarde pela crítica de arte de Precisionismo [Precisionism]. Os artistas citados escolheram como tema principal de suas obras a arquitetura moderna industrial da periferia das grandes cidades, a paisagem urbana inóspita e simplificada, com formas geométricas e sem nenhuma figura humana, sem árvores ou qualquer vegetação, pintada com Realismo, na técnica sem nenhuma textura e com cores sólidas e chapadas. Os artistas retrataram somente os arranha-céus, os silos, os complexos industriais, as fábricas e pontes, sem que aparecesse nenhuma pessoa ou personagem na sua figuração, que apresentou cores vivas e contrastantes com o emprego de cores primárias predominantes. Esse grupo de artistas vanguardistas precursores foi homenageado com a mostra A Visão dos Precisionistas [The Precionist View], no Centro de Arte Walker (Mineápolis, 1960).

Charles Sheeler expôs em mostra conjunta com Georgia O'Keeffe, na Galeria 291, que fechou as portas no mesmo ano (Nova York, 1917). Na década de 1930 Sheeler dedicou-se aos temas rurais (1930-1940); na próxima, ele pintou a Arquitetura Industrial (1940-1950).. O artista participou ativamente das vanguardas de sua época, tanto na América como na Europa; suas obras derivaram da estética com influência marcante do Cubismo francês. Sheeler, foi acometido por um infarte (1959), quando foi obrigado à abandonar suas atividades artísticas: ele faleceu alguns anos depois (1965).

 

REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

BUTOR, M.; MARTIN, J.; MASSU, C.; NICHOLS, S., PARIGORIS, A.; RIOUT, D.; TRAVIS, D. BUTOR, M (Pref.). L'Art des États-Unis. Traduction de Christiane Thiollier et Dominique Ferrault. Paris: Citadelles et Mazenod, 1992. 637p: il., color., p. 406.

 
DICIONÁRIO. CHILVERS, I. The Concise Oxford Dictionary of Art and Artists. Edited by Ian Chilvers. Oxford: Oxford University Press, 1990. 517p., pp. 433-434.(Oxford reference).

 DICIONÁRIO.SCHMIED, W.; WITFORD, F.; ZOLLNER, F. The Prestel Dictionary of Art and Artists in the 20th century. Munich-London - New York: Prestel, 2000. 383p.: il., p. 286.

MUCHLIG, L. Painting and Sculpture from the Smith College Museum of Art. Escondido (CA): American Art Review, vol. XV, n. 02, 2002, pp. 128-139.
 

No comments:

Post a Comment