HISTÓRIA DAS VANGUARDAS AMERICANAS. BIOGRAFIA: MILLER, Lee (1908-1977).
A artista e fotógrafa nasceu em Poughkeepsie, no Estado de Nova York e morreu em Sussex, na Inglaterra. Lee estudou na Liga dos Estudantes de Arte [Art Student's League], reduto das vanguardas em Nova York. A artista foi viver em Paris (1929), onde tornou-se assistente de Man Ray, que fotografou-a inúmeras vezes nua, e lindíssima. Lee Miller passou a participar da vida artística das vanguardas francesas: ela foi atriz de filmes de Jean Cocteau, atuou no O Sangue de um Poeta (Le Sang d'un Poète, França, 1930, B&P, silencioso (S), 60'), quando contracenou com Jean Desbordes; e no filme do mesmo diretor Eterno Retorno (L'Eternel retour, França, 1943, B&P, S), quando Lee contracenou com Jean Marais, um dos atores prediletos de Cocteau e das vanguardas cinematográficas Francesas. Neste filme atuou o norte-americano famoso, Yul Brynner; Pablo Picasso apareceu em cena curta, nesta fantasia surrealista produzida por Robert Delaunay e Jean Cocteau. Ambos os filmes citados foram projetados na mostra Surrealismo Cinema e Vídeo, no CCBB (Rio de Janeiro, 2001).
Miller expôs na Galeria Julien Levy (Nova York, 1933), cidade onde abriu seu estúdio fotográfico (1932). A artista casou-se e voltou a viver em Paris (1937). Miller foi contratada como fotógrafa para as publicações de Conde Nast; ela também foi correspondente de guerra. A artista viajou para a Inglaterra, onde conheceu Roland Penrose, organizador da Mostra Internacional do Surrealismo (Londres, 1936); posteriormente Miller divorciou-se e casou-se com ele.
Durante os bombardeios alemães, no decorrer da II Guerra Mundial, Lee Miller fotografou Londres, fotos que publicou em Triste Glória (1941), A artista continuou atuando como fotógrafa do grupo de Nast, mas depois do término do conflito ela fotografou moda para a Vogue. Posteriormente Miller abandonou a fotografia para dedicar-se à culinária.
A artista expôs suas fotografias na mostra Surrealismo Hoje, na Galeria Zwemmer (Londres, 1940); na mostra O Surrealismo em 1947, na Galeria Maeght (Paris, 1947), outra das exposições internacionais surrealistas organizadas por Breton.
Miller expôs 14 fotografias na mostra Surrealismo, no CCBB (Rio de Janeiro, 2001). Essas fotografias vieram dos Arquivos Lee Miller (Paris): (1) - Foto de Jean Cocteau (Paris, 1944); (2) - Foto de Eileen Agar, no Brighton Pavillion (Inglaterra, 1937); (3) - Foto do vanguardista norte-americano Joseph Cornell, posando com um de seus objetos (4) - Foto de obra de Cornell (1933); (5) - Foto do casal Leonora Carringhton e Max Ernst, na sua residência (St. Martin d'Ardeche, França, 1939); (6)- Foto de Man Ray se barbeando (Paris, 1929); (7) - Foto de Joan Miró e o Bucéfalo, tirada no Zoo (Londres, 1964); (8) - Foto de Paul Delvaux e René Magritte (Bruxelas, 1944); (9) - Foto de Pablo Picasso no pátio do Hotel Vaste Horizon (Mougins, França, 1937); (10) - O dito, Retrato Solarizado Possivelmente de Meret Oppenheim (Paris, 1930); (11) - A foto da atriz da Broadway Mary Taylor Young, intitulada Cabeça Flutuante (Nova York, 1933); (12) - Foto de Dorothy Hill, plena face, retrato solarizado (1933); (13) - Foto Mulheres Espectadoras do Fogo durante a II Guerra Mundial (Londres, 1941); (14) - Fotografia do acessório têxtil dito, Rabos de rato (Paris, 1930). Nesse conjunto de fotos de Miller destacou-se uma única obra na técnica de colagem: Sem Título, exposta com outra obra Sem Título (1937, cartões postais e fotografias sobre papel, 24,5 cm. x 26,7 cm., Coleção Penrose, Paris). As fotografias de Miller estiveram em exposição na sala vermelha do cofre do CCBB, em montagem que ofereceu excelente contraste com as magistrais fotos de Lee Miller, todas em B&P.
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
LISTAGEM geral das obras da mostra Surrealismo. Rio de Janeiro: CCBB, 2001.
HELLER, N. Women Artists: an Illustrated History. Thrird ed. New York - London - Paris: Abeville, 1997, p. 106.
CHADWICK, W. Les femmes dans le mouvement surréaliste. Paris: Éditions du Chêne, 1986. 256p.: il.,, p. 242.
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