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Tuesday, December 31, 2013

PRECISIONISMO [PRECISIONISM] (Nova York, c. 1917-1920).

 
 
PRECISIONISMO [PRECISIONISM] (Nova York, c. 1917-1920).


O nome desse movimento foi dado pelo lendário diretor do MoMA, Alfred Barr, que apresentou-o na série de palestras que proferiu. O termo vem de Precisão [Precision], pois os artistas pintavam obras com rigor quase fotográfico. A arte do movimento mostrou, com desenhos sintéticos e precisos, as primeiras construções industriais urbanas e suburbanas da nova América.

Participaram do Grupo do Precisionismo o artista plástico, fotógrafo e cineasta Charles Sheeler; Charles Demuth e Edward Hopper, esse, posteriormente e durante certo período considerado o maior pintor americano; e Georgia O' Keeffe, que casou-se com o fotógrafo das vanguardas e proprietário da Galeria 291, Alfred Stieglitz; Abraham Walkowitz (1887-1965), que passou prolongada temporada estudando em Paris, onde participou do Grupo (Internaccional) da Nova Sociedade de Artistas Americanos em Paris (1908-1912) e depois se tornou professor das vanguardas nova-iorquinas na Liga dos Estudantes de Arte [Art Students League] (v.); Glen Coleman (1887-1932), Stanton MacDonald Wright (1890-), que fundaram juntos o Grupo (Internacional) do Sincromismo Americano (Paris - Berlim -NovaYork, 1912-1917; v.); Stuart Davis (1894-1964), que fundou a revista The Art Front e foi o único cenógrafo americano atuante na Europa, durante a primeira metade do século XX, criou cenários para os Balés Suecos [Ballets Suedois] (Paris, 1920-1924).

Os artistas citados escolheram como tema principal de suas obras a arquitetura moderna industrial da periferia das grandes cidades, a paisagem inóspita e simplificada com ênfase nas formas geométricas, sem nenhuma figura humana, sem árvores ou qualquer vegetação, pintada com Realismo na técnica sem textura e com cores sólidas, quase chapadas. Os artistas retrataram somente os arranha-céus, silos, complexos industriais, fábricas e pontes, sem nenhum personagem na sua figuração, que apresentou cores vivas e contrastantes com ênfase no emprego dos vermelhos e azuis.O grupo de artistas vanguardistas foi homenageado na mostra A Visão dos Precisionistas [The Precionist View], no Walker Art Cernter (Mineápolis, 1960).
 
 
REFERÊNCIA SELECIONADA:
 
NÉRET, G. 30 ans d'art moderne:
Peintres et sculpteurs. Fribourg: Office du livre, 1988. 248p.: il., p. 100.

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