Translate

Sunday, March 23, 2014

REVISTAS DADAÍSTAS NORTE-AMERICANAS.


REVISTAS DADAÍSTAS NORTE-AMERICANAS.


NEW YORK DADA [NOVA YORK DADÁ].

RONGWRONG [ERROERRADO].

THE BLIND MAN [O CEGO].


THE RIDGEFIELD GAZOOK [A GAZETA DE RIDGEFIELD].

TNT.


 

 

NEW YORK DADA [NOVA YORK DADÁ].


 
A revista New York Dada (Nova York, abr., 1921), porta-voz do Dadaísmo nova-iorquino, foi publicada com único número por Marcel Duchamp e Man Ray. A capa, ilustrada por Marcel Duchamp, foi peça de arte tipográfica, com letras rodeando a figura de La Belle Haleine, tal qual rótulo de vidro de perfume impresso com a fotografia de Rrose Sélavy (Duchamp) por Man Ray, travestido como velha dama; a fotografia foi impressa no meio da capa sobre fundo com as palavras NEW YORK DADA repetidas ad infinitum.


Uma ilustração da revista mostrou a fotografia Watch your step [Olhe onde pisa], de Alfred Stieglitz; a Dadaphoto, de Man Ray; a Autorização, de Tristan Tzara, que aproveitou para anunciar sua próxima revista Dadaglobe, nunca publicada; Agora provarei que uma bala disparada não perde sua velocidade quando vira, contornando cantos, artigo de R. Goldberg; Pug debts make society bow, dito anônimo, porém atribuído à Man Ray; Sua com Devoção, poema de autoria da excêntrica baronesa Elsa von Freytag-Loringhoven, ilustrado com duas fotografias dela; Não Perca..., anúncio da Sociedade Anônima Schwitters Co. Foram mencionadas em New York Dada outras revistas vanguardistas, como Aesthete, The Soil, The Rogue, The Little Review e New Review of Poetry.
 

 
RONGWRONG [ERROERRADO].



 
O mesmo espírito Dadaísta que norteou os dois números da publicação The Blind Man (Nova York, abr. – maio, 1917), norteou a publicação do único numero da Rongwrong (Nova York, maio, 1919) e da New York DADA (abr., 1921). Todas as revistas citadas foram editadas por Marcel Duchamp e Man Ray para o Dadaísmo nova-iorquino, organizado pelos artistas com a ajuda de Francis Picabia, Walther Conrad Arensberg e Alfred Stieglitz (Nova York, 1915-1921).

 

 

 
THE BLIND MAN [O CEGO].


 
A revista The Blind Man (Nova York, n. 01, 10 abr. - n. 02, 02 maio, 1917), foi editada com dois números por Marcel Duchamp. Na época Duchamp mantinha grande influência sobre Francis Picabia e Man Ray; com ambos, ele compartilhava a paixão pelo jogo de xadrez, além da excepcional ligação dos três artistas com a arte das vanguardas. Estas características pessoais comuns possibilitaram a emergência do estilo provocador e mistificador que norteou a linha editorial da publicação, bem como da outra revista publicada poucos anos antes por Man Ray, The Ridgefield Gazook (Nova York, 1915; v.).



A revista The Blind Man foi ilustrada com a fotografia da obra Moinho de Chocolate de Marcel Duchamp; seu número 2 foi editado por Totor, um dos muitos pseudônimos de Duchamp, com Pierre Roche e Beatrice Wood. Nos textos apareceu o artigo S.T.E.S., de Eric Satie; a fotografia de ready-made de Duchamp, assinado com o pseudônimo de R. Mutt (Richard Mutt); o artigo A Obra Recusada nos Independentes, publicando a fotografia (Alfred Stieglitz) da obra Fonte, de autoria de Richard Mutt (M. Duchamp); o editorial de Louise Norton: O Caso de Richard Mutt; Poema de Charles Demuth, dedicado a Richard Mutt; Caricaturas Expressionistas, de Clare Tice, publicadas também em outras revistas vanguardistas; o poema Axiom [Axioma], de Walter Conrad Arensberg; Carta de Uma Mãe; a pintura Coney Island, de Joseph Stella; o poema Medusa, de Francis Picabia; a reprodução de pintura de Charles Duncan; a crítica sobre Marie Laurencin, de autoria de Gabrielle Buffet (Buffet-Picabia); a reprodução da carta de Alfred Stieglitz, sugerindo o total anonimato para todos os participantes do Salão dos Artistas Independentes (Nova York); outros artigos, críticas e poesias.




 
THE RIDGEFIELD GAZOOK

[A GAZETA DE RIDGEFIELD]


A revista The Ridgefield Gazook (Nova York, 31 mar., 1915), publicou um único número editado pelo artista plástico multimídia Man Ray, que ficou muito conhecido como fotógrafo. O artista foi o norte-americano mais associado às vanguardas artísticas francesas e a Marcel Duchamp, com quem ele integrou o movimento Dadaísta norte-americano (Nova York, 1915-1921). Essa revista, que foi a primeira publicação Dadaísta na América, foi anterior a mais conhecida publicação internacional, a revista Cabaret Voltaire (Zurique, jun., 1916), mas, de certa forma, concorreu com a revista 291, que foi a primeira das vanguardas norte-americanas nessa época, voltada para a divulgação das obras de fotógrafos, publicada por Alfred Stieglitz para sua 291 Art Gallery (Nova York, 1o mar., 1915). A dupla dinâmica Man Ray e M. Duchamp publicou em Nova York The Ridgefield Gazook (31 mar., 1915), The Blind Man (1917), TNT (1919) e New York Dada (abr., 1921).

 


TNT.

A revista TNT (Nova York, mar., 1919) foi publicada com único número editado por Man Ray e Marcel Duchamp. A ilustração da primeira capa foi a reprodução de escultura de Adolf Wolff. A revista publicou artigo de Adom Lacroix, primeira companheira de Man Ray; de autoria de M. Duchamp os artigos Etymous, A Pantomima, Caixa de Fósforos (1913), Caixa Verde e Notas para o Grande Vidro (que Duchamp idealizou, mas jamais executou); A Porta Giratória, artigo de Man Ray com texto descritivo do conjunto das técnicas de suas dez colagens em papel (1916-1917); a reprodução da pintura primitiva de Louis Bouche; o caligrama Carrefour, de autoria de Phillipe Soupault; Abstração Geométrica, desenho de Charles Sheeler; o poema A Malícia das Sombras, de Mitchel Dawson; o poema Folhas de Chá, de Adolf Woll; a reprodução da pintura Meu Primeiro Nasciturno, de M. Ray; o drama O Teatro da Alma, do russo Nikolai Evreinof, entre alguns outros textos.



REFERÊNCIAS SELECIONADAS:



CATÁLOGO. ADES, D. Dada and Surrealism Reviewed. Introduction by David Syilvester and supplementary essay by Elizabetn Cowling. London: the Authors and the Art Council of Great Britain, Hayward Galleries, 1978. 475p.: il., pp.  41-43, 53-55.



CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L; CAUMONT, J; CELANT, G; COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE MARIA, L.; DI MILLIA, G.; FABRIS, A.; FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.; GREGOTTI, V.; LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.; MENNA, F.; ÁCINI, P.; RONDOLINO, G; RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.; SILK, G.; SMEJKAI, F.; STRADA, V.; VERDONE, M.; ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., pp.

No comments:

Post a Comment