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Saturday, July 4, 2015

BIOGRAFIA: BELMIRO DE ALMEIDA (1858-1935).

BIOGRAFIA: BELMIRO DE ALMEIDA (1858-1935). Belmiro de Almeida nasceu em Serro (MG), mas morreu em Paris. O artista estudou no Liceu de Artes e Ofícios (Rio de Janeiro); ele foi aluno de Agostinho José da Mota (1824-1878), Zeferino da Costa (João Zeferino da Costa, 1840-1916) e Souza Lobo na Academia Imperial de Belas Artes. Almeida passou a restaurar o acervo pictórico da academia, onde lecionou; foi seu amigo pintor, Rodolfo Amoedo (1837-1941), que conseguiu-lhe bolsa de viagem para a Europa (1888). Belmiro viajou para Roma; ele depois estudou no ateliê do pintor Jules Lefébvre (1834-1912), na Escola Nacional Superior de Belas Artes (Paris, 1893-1896). Belmiro de Almeida pintou obras Figurativas, dentro da tradição da época, no estilo Realista; ele participou de várias mostras coletivas e realizou em Paris sua primeira mostra individual. O artista voltou ao Rio de Janeiro, quando substituiu o professor Pedro Weingartne (1853-1929), no estúdio de modelo vivo, na ENBA (1916). Belmiro pintou Arrufos, obra celebrada pela crítica de arte; depois o pintor passou a receber algumas encomendas, como da Intendência Municipal do Rio de Janeiro, para a qual pintou a Apoteose de 15 de Novembro. Ao término da Segunda Guerra Mundial, Almeida voltou a viver em Paris, onde permaneceu décadas, até sua morte (1918-1935). Apesar da prolongada estadia no exterior, o artista expôs suas pinturas no Brasil, onde recebeu alguns prêmios: Medalha de Ouro no Salão de Belas Artes (1894) e, no mesmo salão, a Grande Medalha de Ouro (1921). Na década de 1980 Belmiro teve sua obra resgatada, quando foi homenageado com mostra retrospectiva (Rio de Janeiro, 1984); na época foi publicado livro sobre seu trabalho. Recentemente a obra de Belmiro de Almeida foi valorizada, aparecendo na capa do catálogo, impressos e cartazes da mostra Coleção Fadel, realizada no CCBB (Rio de Janeiro, 2002). A obra em questão foi Maternidade em Círculos (1908, óleo/ tela, 46 cm x 38 cm), interessante mistura de Figurativismo com círculos de inspiração geométrica, mas longe da liberdade criativa de outros artistas expoentes da mesma época. REFERÊNCIAS SELECIONADAS: AYALA, W.: SEFFRIN, A. Dicionário de pintores brasileiros. Curitiba: UFFR - Universidade Federal do Paraná, 1997. 2ª ed., ver., ampl.< 428p. : il., color., p. 19. CATÁLOGO. Coleção Fadel. Rio de Janeiro: CCBB, 2002.

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