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Saturday, August 1, 2015

BIOGRAFIA: AMOEDO, Rodolfo (1837-1941).

BIOGRAFIA: AMOEDO, Rodolfo (1837-1941). O pintor nasceu em Salvador e faleceu no Rio de Janeiro, onde viveu na companhia de seu pai. Amoedo foi aluno de Victor Meirelles (1832-1903), de Costa Miranda (Joaquim Inácio da Costa Miranda Jr., PE, 1818-1878) e de Sousa Lobo, no Liceu de Artes e Ofícios (São Paulo). O artista passou a estudar na Ac. Imperial de Belas Artes (v.), sendo aluno do professor que o influenciou, João Zeferino José da Costa (1840-1915). Amoedo foi aluno de Agostinho José da Mota (1824-1878), e recebeu o Prêmio de Viagem à Europa, ganho com o quadro de tema clássico O Sacrifício de Abel (1879). Amoedo foi viver em Paris, onde estudou na Ac. Julian; na sua segunda tentativa foi admitido na rígida Ac. de Belas Artes (1880), curso que completou, tendo por principais mestres Pierre Puvis de Chavannes (1824-1898) e Alexandre Cabanel (1823-1889). Parte importante da obra de Amoedo foi pintada no seu período parisiense, como suas obras O Último Tamoio, A Partida de Jacó e Marabá (1887-1890). De volta ao Rio de Janeiro Amoedo foi nomeado professor da Ac. Imperial de Belas Artes, que depois se transformou na Escola Nacional de Belas Artes [ENBA] (1888-1890; 1891-1906). Amoedo participou da primeira geração de artistas e professores da ENBA, juntamente com Pedro Américo (1842-1905), Victor Meireles (1832-1903), Antônio Fachinetti (1824-1900) e João Zeferino da Costa (1840-1915). Estes artistas influenciaram a segunda geração, formada pelos artistas Eliseu Visconti (1866-1944), Cândido Portinari (1903-1962), Carlos Chamberland (1884-1950), Latour (1874-1942) e Lucílio de Albuquerque (1866-1944), marido de Georgina de Albuquerque (1885-1962). Amoedo foi premiado nas exposições em Chicago (1893) e Rio de Janeiro (1908-1917) ele pintou murais decorativos, seguindo a tradição de seu mestre Pierre Puvis de Chavannes (1824-1898), como as obras Justiça e Paz e A Fundação do Rio de Janeiro. Amoedo pintou imensos panos de cenas para os teatros José de Alencar (Fortaleza) e Carlos Gomes (Natal).Dono de inteligência crítica e língua ferina, o artista criou muitas inimizades no meio artístico carioca, por criticar publicamente vários artistas seus contemporâneos como Parreiras (Antônio Diogo da Silva Parreiras, 1860-1937), Georgina de Albuquerque e Pedro Bruno (Pedro Paulo Bruno, 1888-1969). A veia crítica de Amoedo, que seus contemporâneos atribuíram à arrogância e insensibilidade, criou para ele, que trabalhou compulsivamente, vida reclusa. No entanto, apesar de seu temperamento forte, seus belíssimos quadros transmitem a sensibilidade exacerbada da arte de minuciosa representatividade figurativa, que beira a perfeição, com quadros fantásticos e dignos de figurar nos maiores museus do mundo. A obra da época apresenta notável influência da arte do pintor francês seu contemporâneo, Eduard Manet (1832-1883), que, da mesma forma como Amoedo adotou a escala quase natural para seus quadros. Algumas das obras de Amoedo se encontram no MNBA-RJ e expressam a influência desta vanguarda antiga. Um dos magistrais nus do artista mostra o corpo lasso de belíssima mulher, da qual Amoedo não pintou o rosto voltado para a parede, não expondo a modelo, mas evidenciando em cada detalhe a paixão sensual pelo corpo desnudo. Esta obra lembra Fussli (Johann Heinrich Fussli, 1741-1825) e Bocklin (Arnold Bocklin, 1827-1901), expoentes das vanguardas simbolistas do final do século XIX. REFERÊNCIAS SELECIONADAS: Agostinho José da Mota. From Wikipedia, the free encyclopedia. This page was last modified on May 17, 2015. Retrieved from: https://en.wikipedia.org/wiki/Agostinho_Jos%C3%A9_da_Mota Acessed in: August 01, 2015. Georgina de Albuquerque. From Wikipedia, the free encyclopedia. This page was last modified on July02, 2015. Retrieved from: https://en.wikipedia.org/wiki/Georgina_de_Albuquerque Acessed in: August 01, 2015. Lucílio de Albuquerque. From Wikipedia, the free encyclopedia. This page was last modified on 17 December, 2014 Retrieved from: https://pt.wikipedia.org/wiki/Luc%C3%ADlio_de_Albuquerque Acessed in: August 01, 2015. TEIXEIRA LEITE, J. R. T. Dicionário Crítico de Pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Paulo Mendes da Silva - Art Livre, 1988, pp. 26-28. Victor Meirelles. From Wikipedia, the free encyclopedia. This page was last modified on 17 December, 2014 Retrieved from: https://www.google.com.br/?gfe_rd=cr&ei=HBS9VZWCB9fBgASUqorICQ&gws_rd=ssl#q=victor+meireles+biografia Acessed in: August 01, 2015.

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