Translate

Thursday, October 15, 2015

1931-1934-1932-1934 GRUPO (PAULISTA) DO CLUBE DOS ARTISTAS MODERNOS [CAM] (São Paulo, 24 novembro, 1931-1934).

1931-1934 GRUPO (PAULISTA) DO CLUBE DOS ARTISTAS MODERNOS [CAM] (São Paulo, 24 novembro, 1931-1934). O Clube do Artista Moderno [CAM], organizado por Flávio de Carvalho reuniu Antonio Gomide, Carlos Prado, Vittorio Gobbis e Emiliano Di Cavalcanti entre outros membros fundadores a artistas como Noêmia Mourão. Carvalho tornou-se a verdadeira alma do clube, para o qual organizou vários ciclos de palestras. para as quais convidou artistas destacados como Tarsila do Amaral, que apresentou A Arte dos Cartazes da URSS (janeiro, 1933); outro dos palestrantes foi o Muralista Mexicano David Alfaro Siqueiros. Foi no CAM que Jorge Amado lançou seu romance Cacau (outubro, 1933). No mesmo centro, Carvalho fundou o Teatro da Experiência, onde propôs montar a peça antropofágica O Homem e o Cavalo, de Oswald de Andrade; no entanto, ele acabou encenando a peça de sua autoria, o Bailado do Deus Morto, com cenografia vanguardista e costumes rígidos de inspiração Cubista, com máscaras de estilo indígena: os desenhos de figurinos de Carvalho pertencem ao acervo do MAC - USP. A peça teatral estreou com a participação de Hugo Adami, que atuou ao lado de Flávio de Carvalho (15 novembro, 1933). Na época o Brasil vivia a ditadura getulista e a peça foi censurada e o teatro fechado pela polícia. Foi no CAM que Carvalho organizou sua primeira mostra individual, também fechada pela polícia: através de mandato judicial o artista conseguiu reabri-la (1934). Cansado de lutar contra a repressão política, Carvalho fechou o CAM e viajou, para aproveitar prolongada temporada européia.

No comments:

Post a Comment