Translate

Friday, October 26, 2012

LITOGRAFIA NORTE-AMERICANA (Nova York, c. 1911-1987).


 
HISTÓRIA DAS VANGUARDAS AMERICANAS.
TÉCNICASNA ARTE (INTERNACIONAL): LITOGRAFIA NORTE-AMERICANA (Nova York, c. 1911-1987). 




George Wesley Bellows foi o cartunista ideal do periódico Massas (Masses, v. abaixo), ilustrador do Kenyon College Yearbook [Anuário do Kenyon College]. O artista foi estimulado a se transformar em gravador por Albert Sterner, marido de Marie Sterner, negociante de arte. No seu estúdio na 19th Street Bellows estabeleceu oficina litográfica completa, usando como técnico o litógrafo conhecido de Sterner, George C. Miller, substituído depois por Edward Krause quando o primeiro foi servir ao exército (1918-); e, mais tarde, por Bolton Coit Brown. Todos executaram trabalhos para outros artistas conhecidos das vanguardas americanas como Boardman Robinson, Arthur Bowen Davies, Rockwell Kent, Stow Wengenroth, Yasuo Kuniyoshi, Adolph Dehn, Peggy Bacon, Thomas Hart Benton e Grant Wood.


No seu desenho de teor social as simpatias de Bellows se voltaram para os deserdados da sorte, crianças pobres, prisioneiros e negros perseguidos, conforme expresso em ilustrações como Esbofetearam-me na face [I was beaten in the face], protesto contra a intolerância religiosa e racial, desenho reproduzido no Harper´s Weekly (11 abr., 1914); e, com o mesmo tema, A rua [The Street], publicada no Masses (jul., 1917); A eletrocução [The Electrocution], protesto contra a pena de morte (1917); ou A lei é muito lenta [The Law is too slow] publicada no Century (maio, 1923). Bellows ilustrou várias outras revistas; seus desenhos e ilustrações podem ser encontrados no acervo (Print Department) da Biblioteca Pública de Boston [Boston Public Library]; e na Biblioteca Robert Frost [Robert Frost Library] do Amherst College (MA). Outro expoente da arte americana a se expressar na técnica da litografia foi Andy Warhol.

 
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

ENGEL, C. The Realists Eye: The Illustrations and Litographs of George Wesley Bellows. In Print Review. New York: Pratt Graphics Center, 1979, n. 10, pp. 70-86.



CONVERSATION. Rupert Jansen Smith on Printmaking. Fall of 1987, with Bill Sailer, Jörg Schellmann and Frayda Feldman. Apud Andy Warhol Prints. A Catalogue Raisonée. Expandede Ed. Edited by Frayda Feldman and Jörg Schellmann. New York: Ronald Feldman Fine Arts, Editions Schellmann, Munich-New York, Abeville Publisher, 1985. 143p.; il: color.


CATÁLOGO. Le Sexe dans l'art, Feminimasculin. Paris: Éditions du Centre Georges Pompidou, 24 oct., 1995 - 12 feb., 1996.


No comments:

Post a Comment