Translate

Friday, October 26, 2012



HISTÓRIA DAS VANGUARDAS AMERICANAS.
TÉCNICAS NA ARTE (INTERNACIONAL): PINTURA (AMERICANA) DE CENA [AMERICAN SCENE PAINTING.
 


Entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial a arte norte-americana adotou uma postura mais conservadora, onde se destacaram três grupos: o primeiro, do dito, Realismo de Estúdio Americano [American Studio Realism] presente na obra de Kenneteh Hayes Miller, professor e depois diretor da Liga dos Estudantes de Arte [Art Student´s League] (v.); e a pintura de Yasuo Kuniyoshi, Eugene Speicher, Leon Kroll e dos irmãos Soyer. Outros dos ditos, Pintores de Cena Americanos [American Scene Painters] na década de 1930, foram Charles Burchfield e Edward Hopper, que exploraram temas da solidão, na vida rural e citadina; e o terceiro, dos grupo dos pintores ditos, do Regionalismo Americano [American Regionalism], movimento associado ao Muralismo Americano através de outro professor da Liga dos Estudantes de Arte, Thomas Hart Benton, que se destacou juntamente com John Steuart Curry e Grant Wood, que celebraram a vida agrária americana como ninguém antes deles.

O Realismo Social Americano [American Social Realism] floresceu à partir da grande depressão (1929-c. 1936), expressando-se em novas técnicas como a Fotografia; e na Pintura de temática social, mostrando trabalhadores e desempregados, de William Gropper, Ben Shahn, Philip Evergood e, mais tarde, na obra de Jacob Lawrence, que, como muitos outros artistas, recebeu suporte e incentivo através do notável programa de apoio representado pelo Projeto de Arte Federal da Administração do Progresso no Trabalho [Federal Arts Project of WPA - Work Progress Administration], organizada pelo governo de F. T. Roosevelt para ajudar aos artistas do país (1933-; v.).

Na década de 1960 em diante, foi expressivo nos Estados Unidos o movimento do Hiper-Realismo [Hyperrealism], também conhecido como Super-Realismo [Superrealism] norte-americano. Na mesma década surgiu o nome de Realismo Mágico [Magic Realism], concedido pela crítica de arte norte-Americana, associado às obras de Ivan Albright (1897-1983), Peter Blume (1906-1992), Paul Cadmus (1904-1999), Jared French (1905-1988), Charles Rain (1911-1985) e George Tooker (1920-).

Cadmus e Tooker estudaram e se tornaram professores da Liga dos Estudantes de Arte [Art Student´s League] (v.). Surgiu a nova figuração da Pop Art [Arte Popular ou Massiva; v.], que se espalhou pelo mundo e não deixou de ter suas raízes Figurativas fincadas no antigo Realismo, do grupo inicialmente chamado de Novos Realistas [New Realists] (Londres, 1956- 1966; Nova York, 1962 - c. 1987; e Valência, Espanha, no início da década de 1970). O assistente de Andy Warhol durante quase uma década (Nova York, década de 60-70); foi Phillip Pearlstein, com sua pintura considerada como inserida no Realismo Contemporâneo Americano [Contemporaray American Realism]. A abordagem temática de suas pinturas guarda marcante semelhança com as do europeu Lucien Freud.

REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

INTERNET. George Bellows. From Wikipedia, the free encyclopedia. 02 jan., 2009. Disponível em: <http: //en.wikipedia.org/wiki/ George_Bellows> Acesso em 03 fev., 2009.
 
INTERNET. American Realism. From Wikipedia, the free encyclopedia. 30 abr., 2009. Disponível em <http: //en.wikipedia.org/wiki/ American_realism> Acesso em 02 maio, 2009.

No comments:

Post a Comment