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Saturday, August 10, 2013




A INFLUÊNCIA DAS VANGUARDAS FRANCESAS SOBRE AS VANGUARDAS ALEMÃS, RUSSAS E AMERICANAS NA EUROPA (Paris, 1905-1925).

 

 
Na França, o Cubismo de artistas independentes, desenvolveu-se separadamente da estética de Pablo Picasso (1881-1973), que firmou contrato de exclusividade com a Galeria de D-H. Khanweillwer (1884-1979), e, na época, não participou das mostras coletivas francesas.
 
O Salão dos Artistas independentes (Paris, 1911), apresentou com destaque as pinturas Cubistas de Robert Delaunay (1885-1941), Georges Braque (1882-1963), Marcel Duchamp (1887-1968), Albert Gleizes (1881-1953), Juan Gris (José Vitoriano Gonzalez, 1887-1927), Auguste Herbin (1882-1960), Henri de La Fresnaye (1885-1925), Marie Laurencin (1885-1957), Henri Laurens (1885-1954), Fernand Léger (1881-1955), Henri Le Fauconnier (1881-1946), André Lhote (1885-1962), Jean Metzinger (1883-1956), Louis Marcoussis (1878-1941), Francis Picabia (1879-1953), da ucraniana Sonia Terk (depois Sonia Delaunay, 1885-1979), Georges Rouault (1871-1958) e, do irmão de M. Duchamp, Jacques Villon (1875-1963); e as esculturas dos russos Alexander Archipenko (1887-1964) e Osip Zadkine (1890-1967); do romeno Constantin Brancusi (1876-1957); e do outro irmão de M. Duchamp, Raymond Duchamp-Villon (1876-1918) e de Jacques Lipchitz (naturalizado francês, 1891-1973), bem como obras do Grupo das Feras (ou Fauvista [Fauve], Paris, 1905-1908), entre outras, como as do Grupo dos Profetas (ou Nabis, Paris, c. 1890-1905), com pinturas de Maurice Derain (1870-1943), Pierre Bonnard 1867-1947), Henri Matisse (1869-1954), Jean-Édouard Vuillard (1868-1940), Ker-Xavier Roussel (1867-1944) e Félix Vallotton (1865-1925), entre outros. 
 
  
No mesmo ano obras das vanguardas européias foram apresentadas na Alemanha na Galeria de Arte da Tempestade, que organizou a  mostra do Salão de Outono Alemão [Herbstsalon]. Esta foi a primeira mostra coletiva européia que reuniu a maioria dos mais importantes vanguardistas, cremos que por influência do russo Wassily Kandinsky (1866-1944), principal mentor do Grupo (Internacional) do Cavaleiro Azul, que, na ocasião, publicou a segunda edição do Almanaque do Cavaleiro Azul. Foram convidados internacionais da primeira mostra coletiva do Grupo do Cavaleiro Azul os russos David Burliuk (1882-1967) e seu irmão Vladimir Burliuk (1886-1917), juntamente com Emil Nolde (1867-1956). Essa primeira mostra foi inaugurada com obras de Wassily Kandinsky (1866-1944), Marianne von Werefkin (1860-1938), Lyonel Feininger (1871-1956), Gabrielle Munter (1877-1962), Alfred Kubin (1877-1959), Paul Klee (1879-1940), Heinrich Campendonck (1889-1957) e Arnold Schonberg (pintor, posteriormente conhecido como músico, 1874-1951), na Galeria Tannhauser (Munique, 18 dez., 1911). 
 
Obras de outros artistas das vanguardas européias como dos franceses Robert Delaunay (1885-1941), Roger de La Fresnaye (1885-1925), André Derain (1880-1954) e Heni Le Fauconnier (1881-1946); dos russos Kasimir Malevich (1878-1935), Mikhail Larionov (1880-1964) e Natália Gontcharova (1881-1962); do catalão Pablo Picasso (1881-1986); dos alemães Franz Marc (1880-1916) e August Macke (1887-1914), participaram da segunda mostra do Grupo Internacional do Cavaleiro Azul., exposicão inaugurada na Galeria Hans Goltz (Munique, mar., 1912). Kandinsky e artistas associados também convidaram para essa mostra artistas do Grupo (Internacional) da Ponte [Die Brücke], que estavam vivendo em Berlim (1910-1913). E publicaram a primeira edição do Almanaque do Cavaleiro Azul [Blaue Reiter Almanach].

 
 
 A terceira mostra do Grupo Internacional do Cavaleiro Azul ocorreu na Sala Especial, destacada no único Salão de Outono Alemão realizado na Galeria da Tempestade [Der Sturm] (Berlim, 1913). Dessa mostra participou o Grupo Americano do Sincromismo na Europa formado por Stanton MacDonald-Wright (1890-1973) e Morgan Russell (1886-1953); artistas do Grupo Suíço da Federação Moderna (v.), liderados pelo amigo dileto de Kandinsky, Paul Klee (1879-1940); artistas das vanguardas francesas participantes do Grupo (Francês) do Orfismo, ou do dito, Cubismo Órfico, liderado por Robert Delaunay (1885-1942); artistas destacados no último Salão de Outono parisiense; artistas das vanguardas russas, convidados por Kandinsky para participarem da segunda mostra coletiva do Grupo (Internacional) do Cavaleiro Azul (Munique, 1912); e artistas do primeiro grupo destacado nas vanguardas européias, o Grupo (Internacional) da Ponte (Die Brücke, Dresden, 1905-1910; Berlim, 1910-1913). Participaram obras de Pablo Picasso (1881-1972), na época exclusivo da Galeria de Arte (Paris, 1907-) do alemão Daniel Henry Khanweiller (1884-1979).
Coincidentemente, essa mostra coletiva que reuniu os destaques das vanguardas internacionais na Europa ocorreu no mesmo ano da coletiva que reuniu na América o melhor das vanguardas internacionais, a dita, e muito mais divulgada, Exposição da Armada (Armory Show, Nova York, 1913). As c. 300 obras das vanguardas européias reunidas a muitas da arte americana totalizaram c. de 1000 obras expostas. Essa exposição recebeu a  curadoria de Arthur Garfield Dove (1880-1946), que estudou arte em Paris e levou as obras dos artistas europeus de vanguarda para Nova York, onde associou-as às obras da arte americana. A Exposição da Armada [Armory Show], realizada do outro lado do mundo, obteve sucesso de escândalo. E, no mesmo ano, obras dos artistas de vanguarda radicados na França foram apresentadas com grande repercussão na mostra A Arte Contemporânea (Moscou, 1913).
 
Foram inúmeros os estudantes russos de arte que passaram temporada em Paris: o russo Dimitri Mitrokhin (1883-1973) foi aluno de Théophile Steinlen (1859-1923) e Eugène Grasset (1905-1906); Alexander Shevchenko (1882-1948) e Nikolai Chernishov estudaram com os professores Jean-Paul Laurens (1885-1954), Eugène Carrière (1849-1906) e Alphonse-Étienne Dinet (Nasreddine Dinet, 1861-1929), na Academia Julian (1905-1906). E estudou na Escola Nacional Superior de Belas Artes (1905-1908) o futuro professor do Estúdio Superior de Arte e Técnica [VChUTEMAS] e do Instituto Superior de Arte e Técnica [VChUTEIN], Kuzma Petrov-Vodkin (1875-1935); Pavel Kusnetsov (1878-1968) estudou na Academia Colarossi (1906); David Sheterenberg (1881-1948) e Valentina Khodasevich (1894-1970), foram alunos de Henri-Jean Guillaume Martin (1860-1943) e Kees van Dongen (1877-1968) na Academia Vitti (Paris, 1911-1912). Aleksandra Ekster (1882-1949) estudou na Academia de La Grande Chaumière (1909); e os escultores Vera Mukhina (1889-1953) e Ivan Iefimov (1844-1930) foram alunos de Antoine Bourdelle (1861-1929) na mesma academia (1912-1914). Igualmente foram alunos de Bourdelle: Alexandre Calder, Tamara de Lempicka, Alberto Giacometti, Al Held, Dani Karavan, Amedeo Modigliani, Serge Poliakoff, Jean-Paul Riopelle e Nat Meyer Shapiro, entre outros expoentes das vanguardas internacionais em várias épocas.
 
 
 O Cubismo obteve importante impulso, à partir da publicação do livro Do Cubismo [Du Cubisme] (Paris, 1912), de autoria dos pintores franceses Albert Gleizes (1881-1953) e Jean Metzinger (1883-1957), professores de arte das artistas russas Liubov Popova (1889-1924), Olga Rozanova (1886-1918) e Nadeshda Udaltsova (1886-1961), que estudaram na Academia A Paleta (La Palette, Paris, c. 1912), de Albert Gleizes e Jean Metzinger. A publicação abriu as portas para que outros artistas plásticos escrevessem e publicassem seus escritos na arte ocidental; a obra citada teve o intuito de documentar, explicar e divulgar o Cubismo. Um ano depois esse livro,levado na bagagem das artistas russas que voltaram a seu país depois de prolongada temporada na França, foi traduzido para seu idioma por Ecatarina Guro, irmã de Elena Guro (1877-1913), esta que, como artista plástica, desenhista, aquarelista, escritora e ilustradora, participou das publicações do Grupo Hyleae (1910-1913; v.). O importante grupo de escritores russos reuniu Vladimir Maiakovski(1893-1930), Benedikt Livshits (1886-1938), os irmãos David (1882-1967) e Vladimir Burliuk (1886-1917) a Alexei Kruchenikh (1886-1968), artista e teórico das primeiras vanguardas russas. Outro texto influente foi Meditações Estéticas na Pintura: os Pintores Cubistas, de autoria do poeta e crítico de arte das nascentes vanguardas artísticas francesas, Guillaume Apollinaire (Aesthetic Meditations on Painting: The Cubist Painters. Paris, 1913. Apud APOLLINAIRE, G.; EIMERT D.; PODOKSIK, A. (Biograf.). Cubism. Translated by Dorothea Eimert. New York: Parkstone Press International, 2010, 200p., ils. color., pp.6-26. 24.5 cm x 28.5cm).

 
Como resultado do intenso intercâmbio das artes russas com a francesas, desenvolveu-se nas primeiras vanguardas russas o Cubo-Futurismo (c. 192-1915). Destaque entre expoentes para Kasimir Malevich (1878-1935), no estilo do início da carreira, antes de amadurecer e descobrir seu próprio estilo e formar o movimento dito, Suprematismo: O Novo Realismo Pictórico (c. 1915-1919; v. no meu Blog
 

REFERÊNCIAS SELECIONADAS;
 

APOLLINAIRE, G. Aesthetic Meditations on Painting: The Cubist Painters. Paris, 1913.  Apud APOLLINAIRE, G.; EIMERT D.; PODOKSIK, A. (Biograf.). Cubism. Translated by Dorothea Eimert. New York: Parkstone Press International, 2010, 200p., ils. color., 24.5 cm x 28.5 cm, pp.6-26.
 
CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L; CAUMONT, J; CELANT, G; COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE MARIA, L.; DI MILLIA, G.; FABRIS, A.; FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.; GREGOTTI, V.; LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.; MENNA, F.; ÁCINI, P.; RONDOLINO, G; RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.; SILK, G.; SMEJKAI, F.; STRADA, V.; VERDONE, M.; ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., pp. 534-535.

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