O nome desse movimento foi dado pelo lendário diretor do MoMA, Alfred Barr, que apresentou-o na série de palestras que proferiu, no final da década de 1930. O termo vem de Precisão [Precision], pois os artistas pintavam obras com rigor quase fotográfico. A arte do movimento mostrou, com desenhos sintéticos e precisos, as primeiras construções industriais urbanas e suburbanas da nova América.
Participaram do Grupo do Precisionismo o artista plástico, fotógrafo e cineasta Charles Sheeler (1883-1965), Charles Demuth (1883-1935) e Edward Hopper (1882-1967), esse último artista, posteriormente e durante certo período considerado o maior pintor americano; e Georgia O' Keeffe (1887-1996), que casou-se com o fotógrafo das vanguardas e proprietário da Galeria 291, Alfred Stieglitz (1874-1946); Abraham Walkowitz (1887-1965), que passou prolongada temporada estudando em Paris, onde participou do Grupo (Internaccional) da Nova Sociedade de Artistas Americanos em Paris (1908-1912) e depois se tornou professor das vanguardas nova-iorquinas na Liga dos Estudantes de Arte [Art Students League] (v.); Glen Coleman (1887-1932); Stanton MacDonald Wright (1890-1973), que fundou o Grupo Internacional do Sincromismo Americano em Paris (Paris - Berlim -NovaYork, 1912-1917; v.); Stuart Davis (1894-1964), que fundou a revista The Art Front e foi o único cenógrafo americano atuante na Europa, durante a primeira metade do século XX, criou cenários para os Balés Suecos [Ballets Suedois] (Paris, 1920-1924).
Os artistas citados escolheram como tema principal de suas obras a arquitetura moderna industrial da periferia das grandes cidades, a paisagem inóspita e simplificada com ênfase nas formas geométricas, sem nenhuma figura humana, sem árvores ou qualquer vegetação, pintada com Realismo na técnica sem textura e com cores sólidas, quase chapadas. Os artistas retrataram somente os arranha-céus, silos, complexos industriais, fábricas e pontes, sem nenhum personagem na sua figuração, que apresentou cores vivas e contrastantes com ênfase no emprego dos vermelhos e azuis.O grupo de artistas vanguardistas foi homenageado na mostra A Visão dos Precisionistas [The Precionist View], no Walker Art Cernter (Mineápolis, 1960).
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