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Friday, February 3, 2012

REALISMO: DO REALISMO AMERICANO [AMERICAN REALISM] (c. 1885-1935).

REALISMO: O REALISMO AMERICANO [AMERICAN REALISM] (c. 1885-1935).
 
 
 
O Realismo Americano recebeu a influência da arte francesa, que passou para a arte norte-americana através do grande contingente de artistas que, na última década do século XIX, estudou em Paris. Formaram o Grupo dos Oito, artistas que estudaram arte na Filadélfia e depois, se radicaram em Nova York, quando estudaram com o professor Robert Henri (1865-1929), que organizou e lecionou na Escola de Arte de Nova York [New York School of Art] (v.). A maioria desses artistas passou prolongado período estudando arte em Paris.
 
 
De volta aos Estados Unidos, formou-se a primeira geração dos ditos, Realistas Americanos [American Realists] (1908-), que reuniu na única mostra realizada do Grupo dos Oito, pinturas do círculo de artistas formado com alunos do professor Henri, na Galeria Macbeth (Nova York, 1908). Participaram as pinturas de Maurice Prendergast (1859-1924), William Glakens (1870-1938) e John Sloan (1871-1951), todos posteriormente fundadores da Sociedade dos Artistas Independentes [Society of Independent Artists]; do paisagista Ernst Lawsen (1859-1933); do futuro presidente da Associação dos Pintores Americanos [Association of American Painters]; Arthur Bowen Davies (1863-1928); Arthur Garfield Dove (1880-1946), organizador da Exposição da Armada [Armory Show, Nova York, 1913); do conhecido ilustrador George Wesley Bellows (1882-1925), que trabalhou para o periódico The Masses [As Massas]; do artista plástico e boxeador, George Benjamin Lucks (1867-1933), que pintou cenas de luta; de Everett Shinn (1873-1958), que posteriormente se tornou um dos primeiros diretores de arte do cinema norte-americano.

 
 
O Realista norte-americano Thomas Eakins (1844-1916), estudou na Academia de Arte da Filadélfia: ele passou prolongada temporada européia (França, c. 1866-1867; Itália e Espanha (Sevilha), c. 1868-1869). De volta a seu país natal, Eakins se tornou professor da Academia de Arte (Filadélfia, 1876-1900). Eakins posteriormente foi destituído como professor, pelo fato de permitir que seus alunos copiassem modelo nu, ao vivo. Foram alunos de Eakins vários artistas que se tornaram expoentes das vanguardas norte-americanas.

A arte americana daquele tempo era atividade para velhas senhoras, herança do mundo moldado pelo moralismo e sentimentalismo de origem inglesa e vitoriana. Somente a partir da década de 1930, começou a ser aceita a arte Realista de Edward Hopper (1882-1967), pintor da arquitetura e da paisagem urbana, precurssor dos signos da Arte Pop [Arte Popular ou Massiva], devido ao uso de letras e logotipos nos seus quadros, mas que bebeu na fonte original da arte francesa. Hopper passou na França os anos decisivos da explosão das vanguardas francesas (1906-1910), que se manifestaram através dos primeiros movimentos, do Fauvismo e do Cubismo (Paris, 1905-1908; 1908-). Nos seus interiores e exteriores arquitetônicos, Hopper, mestre da luz e da sombra, destilou a dor e a solidão das grandes metrópoles. Nas suas pinturas como em Aves Noturnas, ele retratou os solitários na noite americana, sentados na cafeteria e vistos através dos vidros das janelas; e na pintura Motel do Oeste entre tantos outros exemplos presentes na sua obra, a expressão da incomunicabilidade do ser humano, da melancolia e da solidão das grandes cidades.

 
Os artistas, participantes do chamado, Realismo de Nova York na década de 1930 receberam da crítica de arte a denominação pejorativa de Escola da Lata de Lixo [Ashcan School]. O nome surgiu pelo fato dos artistas citados abordarem a temática inovadora e simplificada, pintando objetos comuns na vida do dia a dia da sociedade norte-americana como caixas de sabão em pó, torradeiras e outros elementos descritos com muita simplicidade nas suas obras. Esta figuração do grupo, posteriormente influenciou a figuração da Arte Pop [Arte Popular ou Massiva], através de seu maior expoente, Andy Warhol, artista da Filadélfia radicado em Nova York.

O espírito da Escola da Lata de Lixo [Ashcan School] perdurou nas vanguardas nova-iorquinas através do Realismo: Pintura de Cena Americana (v.). Foi realizada no MoMA, com curadoria de Dorothy C. Miller, a mostra Realistas Americanos e Realistas Mágicos [American Realists and Magic Realists].Vários dos artistas citados posteriormente participaram com suas obras da primeira mostra da Associação dos Artistas Independentes (Nova York, 1916-; v.). Participaram do Realismo Social Americano William Glakens (1870-1938) e John Sloan (1871-1951), ambos, juntamente com Walther Patch foram fundadores da Sociedade (Americana) dos Artistas Independentes (v.); Everett Shinn (1873-1958), que não participou da Exposição da Armada [Armory Show], mas se tornou dos primeiros diretores de arte do cinema americano; George Biddle (1885-1973), que pintou murais na Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro); Ben Shahn (1898-1969), e o fotógrafo social Walker Evans, entre outros.

 
Na literatura se destacaram como escritores Realistas Americanos Mark Twain (1835-1910), Stephen Crane (1871-1900), William Dean Howells (1837-1920), Horatio Algers Jr. (1832-1899), Jacob Riis (1849-1914) e Art Young (1868-1943). Na música foram considerados Realistas Americanos James Allen Bland, C. A. White, W. C. Handy e Scott Joplin, entre outros.
 
 
 
REFERÊNCIAS:
 
 

ARNASON, H. H.; PRATHER, M.; WHEELER, D. History of Modern Art. 4th Ed. New York: Harry N. Abrams, 1998, p. 401.

 
 
BREUILLE, J.-P. L'Art du XXe Siècle. Dictionnaire de Peinture et Sculpture. Paris: Larousse, 1991, p. 361.

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