Translate

Sunday, April 8, 2012

BIOGRAFIA: ROCKWELL, Norman (1894-1978).



O pintor e ilustrador figurativo norte-americano nasceu em Nova York e morreu em Stockbridge (Massachussets). Rockwell foi artista gráfico e conhecidíssimo ilustrador. O artista estudou na Art Student's League (Nova York) e logo vendeu sua primeira capa ilustrada para o jornal Saturday Evening Post (1916), publicação para a qual trabalhou durante quarenta e sete anos ininterruptos.

O artista viajou, quando foi de encontro às vanguardas européias; Rockwell pintou quadros a óleo, mas se tornou conhecido principalmente por suas ilustrações nas quais ele utilizou fotografias como base para seus desenhos e retratos (1937-). No período da Segunda Guerra Mundial, Rockwell trabalhou para o Escritório de Informação de Guerra [Office of War Information], do exército Americano. Um de seus quadros mais conhecido foi Rosie the riveter, no qual o artista pintou a imagem de uma mulher trabalhando durante o período da guerra. Muitas de suas imagens foram reproduzidas em gravuras populares, que venderam milhões de cópias por toda a América, atendendo ao apelo de massa, como a pintura Barbearia [Barber Shop] (1950).

No entanto, a obra de Rockwell não foi aceita pela crítica de arte, porque ele pintou a América idealizada, limpa, sadia, sorridente, alegre, com a imagem familiar ideal das familias suburbanas, realizadas e com aparência feliz. Rockwell foi sempre artista Figurativo: suas imagens permearam o cotidiano de milhões de americanos durante décadas e seu nome não poderia faltar nesta relação de artistas influentes, no século XX. Os americanos que nunca se interessaram e nada conheciam de arte, conheciam ao menos as imagens de Rockwell. O artista deixou museu dedicado as suas obras, em Stockbridge (Massachussets, 1993).

1 comment: