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Thursday, March 15, 2012

BIOGRAFIA: STIEGLITZ, Alfred (1864-1946).


O fotógrafo norte-americano nasceu em Hoboken (Nova York); ele estudou as técnicas fotográficas com Hermann Wilhelm Vogel, na Technische Hochshule (Berlim, 1882-1890). Esta fase da fotografia européia e norte-americana foi marcada pelo, dito, Pictorialismo Fotográfico, marcante na obra de Peter H. Emerson. Stieglitz recebeu o 1o Prêmio em concurso para fotógrafos amadores, promovido pela Heliochrome Co. - Photochrome Engraving Co. (1887), e, em conseqüência da premiação, ele publicou seu primeiro álbum de fotogravuras com reproduções fotográficas de paisagens das cidades de Viena, Paris e Londres (1890). No ano seguinte as obras fotográficas de Stieglitz participaram da mostra da associação de artistas conhecida como a Secessão Vienense [Wiener Sezession] (Viena, Àustria, 1891, v. grupos da Sezession, no Blog: http://arteeuropeiadevanguarda.blogspot.com/).
 
De volta a Nova York, o jovem fotógrafo Stieglitz, se tornou editor da revista do Câmera Clube, e depois, ele lançou a publicação Camera Work (1903-1919). Stieglitz organizou com grupo de fotógrafos a dita, Foto Secessão [Photo Secession] e lançou As Pequenas Galerias da Foto Secessão [The Little Galleries of The Photo Scession], que ficou conhecida como a Galeria de Arte 291 [291 Art Gallery] por estar situada neste número na 5a Avenida (Nova York, 1905-1917). Anos mais tarde Stieglitz lançou a revista 291 (1915-1916), expressão das vanguardas artísticas norte-americanas, especialmente as fotográficas.

Quando Marcel Duchamp e Francis Picabia, expoentes das vanguardas francesas, passaram prolongada temporada em Nova York (1915-), a revista 291 apoiou os artistas das vanguardas européias, nesta fase que marcou o lançamento do Dadaísmo na cidade de Nova York. Duchamp formou o grupo que incluiu Francis Picabia e Man Ray e publicou, com o auxílio de Stieglitz, várias revistas vanguardistas como New York Dada (abr., 1915); The Ridgefield Gazook (1915), The Blind Man (abr., 1917), RongWrong (mar., 1919) e TNT (maio, 1919) Picabia já publicava algumas revistas como a 391 e lançou número nova-coquina.

Stieglitz publicou a revista 291, por doze números consecutivos (mar., 1915 - fev., 1916). No ano seguinte o fotógrafo conheceu a artista plástica norte-americana Georgia O'Keeffe, cuja obra o impression. O'Keeffe participou da que foi a última mostra promovida na 291 (1917); apaixonados, casaram-se poucos anos depois (1924). Quando Stieglitz aposentou sua câmera (1937), ele havia produzido mais de trezentas fotografias de sua amada O'Keeffe, que muito contribuiram para a formação da lenda sobre a vida desta artista, que se tornou um ícone das artes plásticas norte-americanas.

Depois que a Galeria de Arte 291 encerrou as atividades, o fotógrafo organizou mostras de arte para a o grupo que publicou a revista Forum: foi de Stieglitz a organização da primeira e única mostra Mostra Forum de Pintores Americanos Modernos [Forum Exibition of Modern American Painters] (1917), que recebeu o suporte do crítico de arte Willard Huntinghton. Stieglitz e o professor das vanguardas americanas Robert Henri (v. Grupo dos Oito), participaram do comitê de seleção das c. de 200 obras que participaram desta mostra nacional, entre estas as Abstrações Líricas, ditas, Sincromistas, de Morgan Russell e de Stanton MacDonald-Wright.

Além de excelente fotógrafo Stieglitz foi figura fundamental no papel de ponte de ligação da arte das vanguardas artísticas européias e norte-americanas. O fotógrafo desempenhou igualmente o papel de formador de opinião, através das inúmeras mostras vanguardistas patrocinadas por sua galeria de arte, bem como pela divulgação da arte das vanguardas internacionais por meio da publicação de reproduções de obras de artistas plásticos nas várias revistas que editou, que divulgaram o que de mais importante as vanguardas internacionais produziram na época. A fotogravura de A. Stieglitz O Pavimentador de Asfalto [The Asphalt Paver] (1892, CNF 1083 CPF/ MC), que pertence ao acervo da CNF/ Coleção Nacional de Fotografia do CPF/ Centro Português de Fotografia, participou da mostra Do Olhar Inquieto, apresentada entre outras na exposição Fotografia: suporte da Memória, Instrumento da Fantasia, realizada no CCBB (Rio de Janeiro, maio, 2005).

REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
   
DICIONÁRIO. DUROZOI, G. Dictionaire de l'art moderne et contemporain. Sous la direction de Gérard Durozoi. Paris: Fernand Hazam, 1992. 676p.: il.(Dictionnaires specialisés). 

FOLHETO. Fotografia: Suporte da Memória, Instrumento da Fantasia. Rio de Janeiro: CCBB/ Centro Cultural Banco do Brasil, 2005.
DICIONÁRIO. BREUILLE, J-P. Le dictionnaire mondial de la photographie : la photographie des origines a nos jours. Sous la direction de Jean-Philippe Breuille. Paris: Larousse, 1994. 735p.: il., retrs.(Dictionnaires specialisés). 

O´KEEFFE, G. One Hundred Flowers. New York: Nicolas Callaway, Barnes and Noble, 1987, p. 24.

ROBERTS, P. Alfred Stieglitz, 291 Gallery and Camera Work. In STIEGLITZ, Alfred. Camera Work. The Complete Illustrations, 1903-1917. Cologne - Lisbon - London New York Paris Tokyo: Tashen, 1997, pp. 7-31, 643, 660-661, 726-733, 752-753.

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