Quando o fotógrafo norte-americano Alfred Stieglitz voltou a viver em Nova York depois da sua prolongada temporada de estudos na Europa, ele lançou sua primeira revista, The Amateur Photographer [O Fotógrafo Amador], e se associou ao New York Camera Club, conhecido como Câmera Clube, que logo lançou sua própria revista, Camera Notes [Notas da Câmera]. Essa publicação deu prejuízo, pois dela foram editados apenas três números, mas se tornou influente no desenvolvimento da arte fotográfica na América. A revista foi ilustrada com reproduções de alta qualidade das fotografias de Sadakichi Hartmann e Charles H. Caffin, entre outros fotógrafos que surgiram no primeiro panorama da fotografia artística norte-americana. O Camera Clube patrocinou a primeira mostra de fotografias de paisagens, intitulada Fotografia Pictórica Americana organizada pela Secessão Fotográfica [American Pictorial Photography arranged by the Photo Secession] ], realizada no Clube Nacional das Artes [National Arts Club] (Nova York, mar., 1902).
O sucesso das associações de artistas européias, ditas, Secessão [Sezession](v.), organizadas em Munique, Berlim e Viena, com as quais A. Stieglitz entrou em contacto durante sua prolongada estada no continente eiuropeu, ecoou no desenvolvimento da arte fotográfica norte-americana, resultando na fundação da associação de fotógrafos nova-iorquina, dita, Secessão Fotográfica [Photo Secession] [Stieglitz se associou aos fotógrafos Dallen Fuguet, John Francis Strauss e Joseph Tleibys, e juntos fundaram a revista Camera Work (Nova York, jan., 1903) e, poucos anos mais tarde, o grupo lançou as Pequenas Galerias da Secessão Fotográfica [Little Galleries of the Photo Secession] (Nova York, 1905; v.).
REFERÊNCIA SELECIONADA:
ROBERTS, P. Alfred Stieglitz, 291 Gallery and Camera Work. The Complete Illustrations, 1903-1917. In STIEGLITZ, Alfred. Camera Work. The Complete Illustrations, 1903-1917. Cologne – Lisbon - London – New York – Paris – Tokyo: Tashen, 1997.
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