Translate

Friday, February 3, 2012

REALISMO AMERICANO: REALISMO SOCIAL AMERICANO (NOVA-IORQUINO) [AMERICAN SOCIAL REALISM] (1929-1935).


O termo Realismo Social [Social Realism] é geralmente empregado pela crítica de arte para designar o grupo de pintores urbanos, nova-iorquinos, politizados e esquerdistas, dedicados a pintar cenas da vida diária imbuídas de crítica social. Esses artistas viveram na época da dita, Grande Depressão (c. 1929-1935) e foram influenciados pela pintura da Escola da Lata de Lixo [Ashcan School ] (v.). Ambos os nomes, Escola da Lata de Lixo [Ashcan School] e Realismo Social [Social Realism], são termos pejorativos, comumente empregados pela crítica de arte em muitas épocas e nessa em particular, quando apreciou desfavoravelmente os movimentos da arte das vanguardas que mesclava a política à critica social da sociedade norte-americana.

Desse grupo multidisciplinar, pois reuniu vários artistas plásticos a fotógrafos vanguardistas, do Realismo Social Americano participaram William Glakens (1870-1938) e John Sloan (1871-1951), ambos fundadores da Sociedade (Americana) de Artistas Independentes [Society of Independent Artists]; Everett Shinn (1873-1958), cujas obras não participaram da Exposição da Armada [Armory Show] (Nova York, 1913), mas que se tornou dos primeiros diretores de arte do cinema norte-americano; o muralista George Biddle; os artistas Ben Shahn e Jacob Lawrence.

O Realismo Social norte-americano floresceu expressando-se nas novas técnicas como a Fotografia, e atuando sob a luz da crítica e da observação. Os artistas pintaram e fotografaram a população urbana e citadina empobrecida, predominantemente durante o período da grande depressão (c.1929-1935). A temática social mostrou trabalhadores empregados ou desempregados nas pinturas de William Gropper, Ben Shahn, Philip Evergood e, mais tarde, na obra de Jacob Lawrence, que, como muitos outros artistas, recebeu suporte e incentivo através do notável programa de apoio representado pelo Projeto de Arte Federal da Administração do Progresso no Trabalho [Federal Arts Project of WPA - Work Progress Administration], organizada pelo governo de F. T. Roosevelt para ajudar aos artistas do país durante o período da grande depressão americana (1933-).

No comments:

Post a Comment