[SYNCHROMISM] (Paris, 1912-; Berlim, 1913; Nova York, 1917). Destaques: MACDONALD Wright, Stanton e Morgan RUSSELL.
Esse movimento partiu de dois artistas norte-americanos que estudavam em Paris: Stanton MacDonald-Wright (Stanton van Vranken, 1890-1973), foi viver na cidade-luz, ele conheceu seu compatriota, Morgan Russell (1886-1953). Em Paris, MacDonald-Wright estudou na Academia de Belas Artes, na Academia Julian e na Universidade Sorbonne. O artista formou com Morgan Russell e seu colega Thomas Hart Benton, o Sincromismo Americano na Europa e Estados Unidos.
Quando MacDonald-Wright voltou a viver em Nova York, ele se associou ao grupo das primeiras vanguardas norte-americanas lideradas por Robert Henri (1865-1929) professor da Escola de Nova York. As pinturas de MacDonald-Wright participaram da Exposição da Armada [Armory Show] (Nova York, 1913); da mostra do Grupo dos Realistas de Nova York [The NewYork Realists]. Outra foi a participação na Mostra Forum dos Pintores Americanos Modernos [Forum Exibition of Modern American Painters] (Nova York, 1916). selecionada por júri integrado por Robert Henri e pelo fotógrafo Alfred Stieglitz (1874-1946), organizada com o concurso do crítico de arte Willard Huntington Wright (1888-1938).
As pinturas do grupo foram obras Abstratas que receberam influência direta do Orfismo de Robert Delaunay (1886-1941), nomeado por Guillaume Apollinaire (1880-1918) em Paris (1913-1915); e do Futurismo italiano, que chegou com grande estardalhaço a Cidade Luz (1912-). As primeiras pinturas de Russell e de MacDonald-Wright participaram do Salão dos Artistas Independentes (1913) e da primeira mostra dita, Sincromista [Synchromiste], organizada na Galeria Bernheim-Jeune (Paris, 1912). As pinturas dos artistas participaram do Salão de Outono Alemão, na Galeria da Tempestade de Herwarth Walden (Berlim, 1913).
MacDonald-Wright e Russell expuseram suas Abstrações Sincromistas na mostra realizada na Galeria 291, pertencente a Stieglitz, a única galeria norte-americana voltada para a estética das obras das vanguardas artísticas internacionais, no ano em que a instituição fechou as portas (Nova York, 1917). O grupo ganhou projeção internacional quando Stanton MacDonald-Wright e Morgan Russell apresentaram suas Abstrações na mostra coletiva Pintura Abstrata e Expressionismo na América [Abstract Painting and Expressionism in America], realizada no MoMA (Nova York, 1951).
REFERÊNCIA:
CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L; CAUMONT, J; CELANT, G; COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE MARIA, L.; DI MILLIA, G.; FABRIS, A.; FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.; GREGOTTI, V.; LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.; MENNA, F.; ÁCINI, P.; RONDOLINO, G; RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.; SILK, G.; SMEJKAI, F.; STRADA, V.; VERDONE, M.; ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., p. 532.
No comments:
Post a Comment