Destaque: INNESS, George.
O artista norte-americano que viveu na região francesa de Barbizon, foi George Iness (Newark, EUA - Bridge of Allen, Escócia, 1825-1894), que, de volta aos Estados Unidos formou a escola de paisagistas, dita, Escola do Rio Hudson.
Iness viveu temporadas prolongadas na Europa: na Inglaterra (1847), na Itália, pois ele viveu dois anos em Florença (1850-1852) e outros dois anos na França, na região de Barbizon (1854-1856). Na época, os pintores de Barbizon viviam sua fase de sucesso: Iness foi amigo do principal expoente, o pintor Jean- François Millet. Depois de sua prolongada temporada européia (1847-1861), Iness voltou a viver em Nova York e trouxe na bagagem vários quadros dos artistas do Grupo da Escola de Barbizon (v.), da qual ele se tornou um dos principais divulgadores nos Estados Unidos.
GLOSSÁRIO: ESCOLA (AMERICANA DE) BOSTON (BOSTON SCHOOL, c. 1862-1872).
Destaque: HUNT, William Morris (1824-1879).
Depois que o artista norte-americano William Morris Hunt visitou a região francesa do Seine e Marne, onde se encontrava em plena atividade a dita, Escola de Barbizon [École de Barbizon] (v.), ele voltou aos Estados Unidos e se radicou em Boston. O artista se tornou colecionador e divulgador dos pintores da Escola de Barbizon e formou a dita, Escola de Boston [Boston School]: a seu redor reuniram-se vários pintores de paisagens. Na mesma época, outros paisagistas norte-americanos formaram ao redor de George Iness, vivendo próximo a Nova York, a dita, Escola do Rio Hudson [Hudson River School] (v.).
No comments:
Post a Comment