Formaram este grupo oito artistas que estudaram arte na Filadélfia e depois, se radicaram em Nova York. O Grupo dos Oito reuniu na única mostra realizada na Macbeth Gallery as pinturas dos alunos do professor Robert Henri (1865-1929), da Escola de Nova York (Nova York, 1908). Participaram dessa mostra as pinturas de Maurice Prendergast (1859-1924), William Glakens (1870-1938) e John Sloan (1871-1951), todos posteriormente fundadores da Sociedade dos Artistas Independentes [Society of Independent Artists]; do paisagista Ernst Lawsen (1859-1933); do futuro presidente da Associação dos Pintores Americanos [Association of American Painters], Arthur Garfield Dove (1863-1928); do conhecido ilustrador George Wesley Bellows (1882-1925), que trabalhou para o periódico The Masses [As Massas]; do artista plástico e boxeador, George Luks (1867-1933), que pintou cenas de luta; de Everett Shinn (1873-1958), que posteriormente se tornou um dos primeiros diretores de arte do cinema norte-americano.
O espírito da pintura dos artistas do círculo do professor das vanguardas Robert Henri foi desse admirador da arte de Thomas Eakins (1844-1916), artista maior do dito, Realismo Americano. A maioria dos artistas do Grupo dos Oito estudou da Academia de Arte da Filadélfia, antes de se transferir para Nova York. Foram alunos de Thomas Pollock Anshutz (1851-1912) Robert Henri, George Luks, William Glakens, John Sloan e Everett Shinn. Outros alunos notáveis da mesma academia foram Arthur B. Carles, Charles Demuth, John Marin, Paul-Jean Martel, Charles Sheeler e Albert Laessle.
Os artistas citados participaram do chamado Realismo de Nova York, que, na década de 1930 recebeu da crítica de arte a denominação pejorativa de Escola da Lata de Lixo [Ashcan School]. O nome surgiu pelo fato dos artistas do Grupo dos Oito abordarem temática inovadora e simplificada, pintando objetos comuns na vida do dia a dia da sociedade norte-americana, como caixas de sabão em pó, torradeiras e outros elementos, descritos com muita simplicidade nas suas obras. Esta figuração do grupo, mais tarde influenciou a figuração da Arte Pop [Arte Popular ou Massiva], através de seu maior expoente, Andy Warhol, artista da Filadélfia posteriormente radicado em Nova York. O espírito do Grupo da Escola da Lata de Lixo [Ashcan School] perdurou nas vanguardas nova-iorquinas através do Realismo: Pintura de Cena Americana (v.).
Os artistas citados participaram do chamado Realismo de Nova York, que, na década de 1930 recebeu da crítica de arte a denominação pejorativa de Escola da Lata de Lixo [Ashcan School]. O nome surgiu pelo fato dos artistas do Grupo dos Oito abordarem temática inovadora e simplificada, pintando objetos comuns na vida do dia a dia da sociedade norte-americana, como caixas de sabão em pó, torradeiras e outros elementos, descritos com muita simplicidade nas suas obras. Esta figuração do grupo, mais tarde influenciou a figuração da Arte Pop [Arte Popular ou Massiva], através de seu maior expoente, Andy Warhol, artista da Filadélfia posteriormente radicado em Nova York. O espírito do Grupo da Escola da Lata de Lixo [Ashcan School] perdurou nas vanguardas nova-iorquinas através do Realismo: Pintura de Cena Americana (v.).
No comments:
Post a Comment