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Sunday, December 18, 2011

AS PEQUENAS GALERIAS DA FOTO SECESSÃO & GALERIA DE ARTE 291.

[THE LITTLE GALLERIES OF THE PHOTO SECESSION & 291 ART GALLERY] (Nova York, 1905-1908; 1908-1917).
O sucesso das associações de artistas européias, ditas, Secessão (v.), organizadas em Munique, Berlim e Viena, entre outras, com as quais o fotógrafo norte-americano Alfred Stieglitz (1876-1946)entrou em contacto durante sua prolongada estada no continente europeu, ecoou no desenvolvimento da Fotografia norte-americana, resultando na fundação da associação de fotógrafos nova-iorquina, dita, Secessão Fotográfica [Photo Secession]. Stieglitz se associou aos fotógrafos Dallen Fuguet, John Francis Strauss e Joseph Tleibys e juntos, fundaram a revista Camera Work (Nova York, jan., 1903). Alguns anos mais tarde o grupo lançou As Pequenas Galerias da Secessão Fotográfica [The Little Galleries of the Photo Secession] (Nova York, 1905-1908). Essa galeria de arte trocou de nome quando se tornou mais conhecida como a Galeria de Arte 291, por estar situada no n. 291 da 5ª Avenida (Nova York, 1908-1917).

A galeria de arte pertenceu ao dito, Círculo de Alfred Stieglitz (v.), e foi um dos primeiros espaços que apresentou mostras da arte das primeiras vanguardas artísticas, das européias e norte-americanas, antes e depois da episódica mostra de obras das vanguardas internacionais, a dita, Exposição da Armada [The Armory Show] (Nova York, 1913; v.).

Quando Stieglitz voltou a Europa, ele adquiriu 58 desenhos de Henri Matisse, que, depois de seu retorno, expôs na Galeria 291 (1907-1908). Na primeira fase de exposições a galeria recebeu 15.000 visitantes; e, quando Stieglitz expôs os desenhos de Auguste Rodin e as litografias de Henri Matisse, a galeria recebeu c. 50.000 apreciadores de arte. A 291 expôs obras de Paul Cézanne, Pierre Auguste Renoir, Henri de Toulouse Lautrec (1909), caricaturas de Maryus de Zayas (jan., 1910), Constantin Brancusi (mar., 1910), Henri Rousseau (1910), obras de Francis Picabia (1913), novamente obras de C. Brancusi e Gino Severini (1914), entre outros artistas das vanguardas européias. As pinturas Cubistas de Braque e Picasso participaram da mostra coletiva Salão de Outono Alemão [Ester Deutscher Herbstsalon], realizado na Galeria da Tempestade (Berlim, 1913). Esta Galeria de Arte, pertencente a Herwarth Walden do grupo editorial Der Sturm, levou a mostra para Dresden e Munique (Alemanha). Graças aos contactos de Walden a exposição do Salão de Outono Alemão [Ester Deutscher Herbstsalon] itinerou à Galeria 291 (janeiro, 1915).

Entre os artistas das vanguardas norte-americanas a 291 expôs obras de Arthur Garfield Dove, Marsden Hartley, John Marin, Georgia O'Keeffe, Martin Shamberg e Charles Sheeler, entre outros, como os Sincromistas [Synchromistes], do Grupo do Sincromismo (v.), artistas norte-americanos que estudaram arte em Paris e se destacaram na arte das vanguardas européias, Morgan Russell e Stanton MacDonald-Wright (1917).

A galeria de arte organizou várias mostras coletivas e individuais de fotógrafos e, depois, de artistas plásticos. Foram expostas fotografias de Edward Steichen, Gertrude Kasebier, além de desenhos de Pamela C. Smith (1907). Os originais das fotografias colocadas à venda atingiam o preço unitário de US$ 45,86: pouco depois a galeria passou a expôr obras realizadas em outros meios plásticos como Desenhos, Aquarelas e Pinturas. A galeria expôs igualmente Arte Negra, esculturas primitivas da África e Oceania (nov., 1914), e a arte das crianças. Durante seis anos de atividades ininterruptas a 291 recebeu c. 160.0000 visitantes (1911-1916).

A Galeria 291 publicou a revista 291 (Nova York, mar., 1915 – jul./ ago., 1916). No ano seguinte a galeria encerrou suas atividades (1917).
 
REFERÊNCIAS:

CATÁLOGO. ADES, et al., 1978, p. 41 n. 01.


ROBERTS, P. Alfred Stieglitz, 291 Gallery and Camera Work. Apud STIEGLITZ, Alfred. Camera Work. The Complete Illustrations, 1903-1917. Cologne - Lisbon - London New York Paris Tokyo: Tashen, 1997, pp. 07-31, 643, 660-661, 726-733, 752-753.

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