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Saturday, February 4, 2012

GRUPO (INTERNACIONAL PARISIENSE DO) CÍRCULO DE GERTRUDE E LÉO STEIN (Paris, c. 1903-1933).


Os irmãos norte-americanos Léo e Gertrude Stein (1874-1946) se instalaram na cidade luz, no n. 27 da rue de Fleuris. Nesse endereço os irmãos reuniram a nata das vanguardas internacionais que visitavam a cidade, ou nela passavam temporadas (Paris, c. 1903-1930).

Pablo Picasso (1881-1973), foi o artista emergente encarregado de pintar o retrato de Gertrude, na sua primeira obra, dita, Proto-Cubista. Quando a retratada disse que o retrato não se parecia com ela, e Picasso retrucou: Parecerá.


Foi no salão de Léo e Gertrude Stein que Picasso conheceu o artista Georges Braque (1882-1963), e, passou a conviver com ele, e, na sua companhia visitar museus e exposições (1907-1914). Braque e Picasso foram mentores do Cubismo (v. o Grupo do Cubismo, Paris, 1908-1925, no Blog:
http://arteeuropeiadevanguarda.blogspot.com/).

Frequentou o salão parisiense o jovem artista Henri Matisse (1869-1954), que retratou Gertrude Stein (1874-1946); Juan Gris (1887-1927), que ilustrou revistas de humor com desenhos satíricos que assinava como Giris; André Derain (1880-1954), artista plástico que passou temporada em Londres, com Pablo Picasso e os Ballets Russes de Sergei Diaghilev (c. 1917-); Guillaume Apollinaire (1880-1918), mentor das vanguardas francesas, entre outros participantes do cìrculo de relações mais próximas de Picasso, pertencentes ao dito, Grupo do Barco Lavoir (v.).



A reunião semanal de sábado realizada no salão dos Stein passou a atrair a vanguarda internacional: Albert Cole Porter (1891-1964), que havia sido colega de Gerald Murphy (1888-1964) na Universidade de Yale, onde ele se destacou como músico, compositor do hino da universidade e dos hinos das sociedades universitárias, até hoje cantados. O músico Porter e seu colega, o artista plástico Murphy casado com a rica Sarah Wiborg, de família de Cinccinatti, pertencia à alta sociedade norte-americana. Os artistas aceitaram a generosa hospitalidade da capital das artes européias (1917-).

O Círculo de Gertrude Stein atraiu escritores como Samuel Beckett e James Joyce; os americanos Ernest Hemingway, John dos Passos e Francis Scott Fitzgerald; músicos, como o russo, posteriormente naturalizado americano, Igor Stravinsky; dançarinos e coreógrafos como o russo Georges Balanchine e a americana Isadora Duncan, entre outros artistas como o americano Man Ray, os catalões  Pablo Picasso e Joan Miró, o romeno Constantin Brancusi, além de socialites, como Sarah e Gerald Murphy, fotografados na companhia de Cole Porter e outro casal (Veneza, 1923). Essa geração, que Gertrude Stein chamou de Geração Perdida [Lost Generation], foi retratada em muitos romances: muitos reconhecem o dito, Casal de Ouro Murphy nos personagens Nicole e Dick Diver, de Suave é a Noite [Tender is the Night] (Fitzgerald). E o casal descrito no romance de Ernest Hemingway, especialmente por se passar em Nice onde muitos convidados dos Murphy nadaram na Eden Roc, evento reproduzido no romance Jardim do Éden [Garden of Eden] (Hemingway).

Gerald Murphy foi o único cenógrafo norte-americano a criar cenários para a música de Cole Porter na encenação dos Balés Suecos de Rolf de Maré (Paris, 1924; v.). Dois romances, Living Well Is the Best Revenge [Viver bem é a melhor vingança] de Calvin Tomkins (1971) e Everybody Was So Young [Todos eram tão jovens], de Amanda Vaill (1995), foram baseados na vida do casal Murphy, com ênfase cordial, diferente do casal retratado nos romances citados de Fitzgerald e Hemingway.

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