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Tuesday, September 11, 2012


BIOGRAFIA: CASSATT, Mary STEVENSON (1844-1926).


A artista norte-americana pertenceu a familia abastada de origem francesa. Cassatt nasceu em Allegheny (Pittsburg, PA). Cassat estudou na Europa: na Espanha, Itália e Holanda. A jovem artista foi morar em Paris, onde se associou as vanguardas de sua época (1874-): Cassatt aderiu ao Grupo (Francês) do Impressionismo. Como muitos dos artistas de sua época, Cassatt foi admiradora e amiga próxima de Edgar Degas, cuja obra influenciou-a. As pinturas de Cassat participaram de quase todas as mostras do Grupo dos Impressionistas (1874-1885). Na mesma fase Cassat expôs suas pinturas nos Estados Unidos, pois ela participou do conhecido Grupo dos Dez, formado com artistas norte-americanos que, durante 20 anos participaram de mostras conjuntas com os americanos que trabalhavam na Europa, como James McNeill Whistler, John Singer Sargent, William Merrit Chase e Childe Hassan, entre outros. Todos os citados participaram da primeira mostra coletiva dos Impressionistas norte-americanos, promovida pela Galeria Durant-Ruel (Nova York), itinerante à sede parisiense da mesma galeria.

Cassatt foi artista preparada, que pintou dentro das melhores técnicas várias cenas de teatro, bem como temas intimistas das toilettes das damas entre inúmeras cenas de interiores. Cassatt foi a retratista de sua época: ela pintou com cores luminosas, harmoniosas e perspectivas diferenciadas os detalhes da vida diária, nas obras leves, inspiradas, mas mantidas dentro dos melhores conceitos estéticos da arte dos Impressionistas.

Cassat foi convidada para expor suas pinturas na mostra anual do importante Grupo (Belga) dos XX (Les XX, Bruxelas, 1886-1892; v.). A artista foi retratada por seu amigo, o pintor Edgar Degas, que pintou o Retrato de Mary Cassatt (c. 1880-1884, na National Portrait Gallery, do Instituto Smithsonian, Washinghton, D.C.); o retrato e a pintura de Cassatt Lydia in a Lodge (1897, no acervo do Museu de Arte da Filadélfia), ambas se encontram reproduzidas (HELLER, 1997); o Retrato (1879) também se encontra reproduzido (BUTOR, 1992) e a pintura Mulher costurando no jardim (c. 1883-1886, óleo/ tela, 91,5 x 64,7, no acervo do Musée d'Orsay, Paris), muito característica do Impressionismo francês, se encontra reproduzida (BONFANTE-WARREN, 2000).

Cassat produziu série de gravuras em ponta-seca (1891-), que hoje pertencem ao acervo do MoMA; ela foi a artista escolhida para pintar mural para a Exposição Internacional Columbiana [World´s Columbian Exposition] (Chicago, 1893). Cassatt foi homenageada pelo Governo francês e recebeu sua mais importante comenda, a de Cavaleiro da Legião de Honra (1904). No final da vida Cassatt ficou diabética: a doença provocou-lhe complicações que atingiram a sua visão. A artista ficou cega e parou de pintar (1914): ela faleceu doze anos depois, na cidade onde sempre viveu, Paris (1926).

REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

BONFANTE-WARREN, A. The Musée D'Orsay. New York: Barnes and Noble, 2000, pp. 164, 165.

BUTOR, M.; MARTIN, J.; MASSU, C.; NICHOLS, S., PARIGORIS, A.; RIOUT, D.; TRAVIS, D. BUTOR, M (Pref.). L'Art des États-Unis. Traduction de Christiane Thiollier et Dominique Ferrault. Paris: Citadelles et Mazenod, 1992. 637p: il., color., pp. 200-205, 228.

CHAMBER, Biographical Dictionary. Mary Cassatt. 6a ed. London: Melanie Parry Ed. - Chambers - Hanap, 1997, p. 350.

HELLER, N. Women Artists: an Illustrated History. Thrird ed. New York - London - Paris: Abeville, 1997, p. 99.

REWALD, J. Histoire de l'impressionnisme. Traduction de Nancy Goldet-Bouwens. Paris: Club des Éditeurs, 1959, pp. 57.

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