HISTÓRIA
DAS VANGUARDAS AMERICANAS. FUTURISMO ITALIANO NA AMÉRICA (Nova York, 1911; 1916-1917).
No período anterior à I Guerra Mundial F. T. Marinetti reproduziu traduzido o seu principal manifesto, publicado em revista literária americana (1911). Nessa fase, alguns artistas norte-americanos viveram e estudaram em Paris: Stanton MacDonald-Wright (Stanton van Vranken, 1890-1973) e Morgan Russel, associados àquele que posteriormente ficou conhecido como Muralista e Regionalista americano, Thomas Hart Benton (1886-1953). Nessa temporada européia esses artistas formaram o movimento do Sincromismo (Americano) na Europa e América (Paris, 1912-; Munique-Berlim, 1913; Nova York, 1917). Esse movimento foi marcado por grande influência do Futurismo italiano e do Orfismo francês. E, na realidade, os artistas que se tornaram dos primeiros Abstracionistas norte-americanos, nunca se declararam influenciados ou identificados por estes movimentos.
A pintora norte-americana Frances Stevens Simpson (1881-1961) viveu vários anos na Itália. Simpson foi artista influenciada pelo Futurismo, lançado por F. T. Marinetti. Simpson foi a única artista norte-americana cujas pinturas participaram da 1ª Exposição Internacional Futurista Livre realizada na Galeria Sprovieri (Roma, 1914). Simpson voltou aos Estados Unidos e expôs suas obras em mostra individual, na Galeria Brown (Nova York, 1916). A artista apresentou 21 pinturas com temática e influência Futurista. Ao que sabemos somente uma de suas pinturas sobreviveu ao tempo, por ter sido adquirida pelos colecionadores de arte de vanguarda, Louise e Walter Conrad Arensberg. Nessa obra de Simpson, intitulada Velocidade Dinâmica da Estação de Força Interborough Rapid Transit [Dynamic Velocity of Interborough Rapid Transit Power Station] (c. 1915), ela representou o movimento através da repetição de linhas dinâmicas, que apresentavam ilusão espacial tridimensional. Nas suas obras do período, Simpson utilizou vários temas figurativos, comuns aos Futuristas, referentes à maquinaria mecânica industrial. Recentemente descobriram algum material de Simpson, como fotografias e documentos, que poderão lançar futuramente luz sobre esta pouco conhecida pintora, a única americana que expôs em mostra conjunta com os Futuristas italianos.
REFERÊNCIA SELECIONADA:
CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.;
CALVESI, M.; CARAMEL, L; CAUMONT, J; CELANT, G; COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI,
E.; FELICE, R; DE MARIA, L.; DI MILLIA, G.; FABRIS, A.; FAUCGEREAU, S.;
GOUGH-COOPER, J.; GREGOTTI, V.; LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.; MENNA, F.;
ÁCINI, P.; RONDOLINO, G; RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.; SILK, G.; SMEJKAI, F.;
STRADA, V.; VERDONE, M.; ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986.
638p.: il, retrs., p. 558.
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