Os artistas norte-americanos que viveram prolongadas temporadas em Paris formaram o Grupo da Nova Sociedade de Artistas Americanos em Paris [New Society of American Artists in Paris] (Paris, c.1908-1912; v.). Quando os artistas voltaram a viver nos Estados Unidos, mais precisamente em Nova York, formaram o círculo de intelectuais em torno da única galeria de arte norte-americana que abriu espaço para artistas de vanguarda. A Galeria 291, sita no número 291 da 5a Avenida, começou com o nome de Pequenas Galerias da Foto-Secessão [Little Galleries of the Photo Secession] (v.).
Stieglitz, que estudou as técnicas fotográficas em Berlim na última década do século XIX, conheceu o sucesso que fizeram as várias associações de artistas chamadas de Secessão (v.), e, inclusive suas obras participaram da 1a Mostra da Secessão Vienense (1891). Stieglitz patrocinou a galeria de arte com as revistas que publicou nessa época, a Camera Club e principalmente Camera Work. Em torno do grupo se formou o Grupo (Americano) dos Precisionistas (v.), do qual participou Georgia O’Keeffe, que se tornou esposa de Alfred Stieglitz (1924).
REFERÊNCIAS
O´KEEFFE, G. One Hundred Flowers. New York: Nicolas Callaway, Barnes and Noble, 1987.
ROBERTS, P. Alfred Stieglitz, 291 Gallery and Camera Work. The Complete Illustrations, 1903-1917. Apud STIEGLITZ, Alfred. Camera Work. The Complete Illustrations, 1903-1917. Cologne – Lisbon - London – New York – Paris – Tokyo: Tashen, 1997.
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