HISTÓRIA DAS VANGUARDAS AMERICANAS.
BIOGRAFIA:CADMUS, Paul (1904-1998).
O artista nasceu em Nova York; Cadmus participou das vanguardas homoeróticas novaiorquinas que emergiram muito tímidamente na segunda década do século XX. No início, a essência do erotismo em sua arte não se encontrava explícita na primeira leitura, mas ele pintou de modo perceptível, sugerida, insinuada e percebida pelos inseridos no contexto de seu ambiente social, no gueto do extremo preconceito a que estes artistas estavam relegados. Cadmus tornou-se oficial de marinha e desde cedo ele assumiu sua homossexualidade: o artista tornou-se um dos precursores, na arte que culminou com a abertura do universo homoerótico. Na década de 1960, este fato ocorreu de maneira marcante nas vanguardas artísticas novaiorquinas, especialmente no conhecido Grupo da Fábrica (Factory, deAndy Warhol), coincidindo com o início do seu cinema experimental (1955-).
Os pais de Cadmus foram artistas comerciais e exerceram influência fácilmente reconhecível sobre sua obra; Cadmus estudou na Liga dos Estudantes de Arte (Art Student's League, 1919-1925), trabalhou para o mercado publicitário (1928-1930) e depois estudou na Europa (1931-1933). Quando voltou à América o artista participou da Associação para o Progresso no Trabalho [WPA/ Woks Progress Association] (v.), que durante o governo do presidente Franklyn Delano Roosevelt convidou vários artistas para pintarem obras murais em prédios públicos.
Durante décadas a carreira de Cadmus foi marcada por escândalos; e sua obra, bem como sua personalidade, permaneceram na obscuridade no universo que o artista frequentava. Depois da década de 1930 Cadmus passou a ser cada vez mais ilustrativo da sua opção sexual, mostrada através da obra, visível tanto na maneira de pintar como na escolha e na abordagem de seus temas. Em razão das leituras paralelas produzidas por suas imagens, as obras de Cadmus foram censuradas e retiradas da exposição da marinha americana na Galeria Cocoran (Washington D.C., 1934). Nesta época, P. Cadmus expos o quadro Hospedaria do Córrego (The Fleet's Inn, 1934), pintura figurativa com clara influência do desenho publicitário e da técnica artística ensinada por seu professor Reginald Marsh na Liga dos Estudantes de Arte (v.). Essa técnica foi a da têmpera de ovo, que permitiu a Cadmus expressar com nuances as particularidades da luz e sombra, com muitos detalhes expressivos na obra citada e em outras obras. Nesse quadro Cadmus pintou um grupo de marinheiros encontrando-se com prostitutas, visível através das roupas chamativas e colantes; o pintor desenhou-as com traço caricatural, marcante influencia da maioria das obras de R. Marsh. O quadro percorreu um percurso bastante curioso, pois, apesar da censura a pintura permaneceu durante décadas em cima da lareira do Clube Naval (Nova York). Esta obra, que causou tanta polêmica, encontra-se reproduzida (TOBLER, et al., 1999).
Cadmus continuou a abordar, sob diferentes prismas, sua visão pessoal do universo homoerótico, pintando outros quadros explícitos como Vestiário (Locker Room, 1933), Brincadeira de Cavalinho (Horseplay, 1935); Aviador (Aviator, 1941), Chuveiro (Shower, 1943), Ponto de Vista (Point of View, 1945), Cercas (Fences, 1946), Playground (1948) e Banho (Bath, 1950). A obra de Cadmus sempre foi figurativa, mas baseada em desenho poderoso, embuído do espírito vindo da ilustração publicitária e a das tiras em quadrinhos (HQ), mantendo o traço mais característico da época. As obras de Cadmus desta fase podem ser consideradas como integradas ao Realismo Mágico norte-americano (v.).
O artista produziu desenhos no estilo clássico dos mestres italianos, como a sua série de soberbos nus masculinos; foi preciso o novo milênio, para que surgisse editor capaz de publicá-los em livro. A qualidade excepcional dos desenhos do artista encontra-se reproduzida (SPRING, J. Paul Cadmus: The Male Nude. 2002, 2003). Entre estas obras destacamos o desenho Um jovem nu masculino (lápis e caseína/ papel), na coleção da Rhode Island School of Design (Providence, NY).
Cadmus viveu vida longa, produziu bastante e seu talento só emergiu internacionalmente bem poucos anos atrás, quando o véu negro que sempre encobriu sua obra pôde enfim ser retirado, mostrando os desenhos e as pinturas que o preconceito não permitiu serem admirados na sua própria época.
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
CELANT, G.; BLINDERMAN, B,; GALLOWAY, D. ; KUNTZ, D.; HARING, K. Munich: Prestel Verlag, 1992, pp. 15-20.
DICIONÁRIO. CHILVERS, I. The Concise Oxford Dictionary of Art and Artists. Edited by Ian Chilvers. Oxford: Oxford University Press, 1990. 517p., p. 107.(Oxford reference).
TOBLER, J;; DAYER, B.; GREENE, D.; GREEENBERG, A.; HARRISON, H.; MILLS, S.; NICHOLS, T. The American Art Book. London: Jay Tobler - Phaidon Press, 1999, p. 69
SPRING, J. Paul Cadmus: The Male Nude. New York: Chamaleon Books - Universe, 2002, 2003, p. 78.
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