Translate

Monday, December 31, 2012



 
HISTÓRIA DAS VANGUARDAS AMERICANAS.
BIOGRAFIA: MARSH, Reginald (1898-1954).
 
 


O artista americano nasceu em Paris (França), mas tornou-se professor das vanguardas artísticas nova-iorquinas. Marsh cresceu em Nova Jersey; o artista tornou-se editor e cartunista do do jornal estudantil Yale Record, na época em que estudou na Universidade de Yale. Marsh foi viver em Nova York, onde participou do grupo das publicações Vanity Fair, do jornal New York Daily News e da revista The New Yorker (1925). Marsh tornou-se conhecido cartunista e ilustrador; a primeira mostra individual do artista foi no Whitney Studio Club (1924), que posteriormente se transformou no conhecido Museu Whitney de Arte Americana.

Marsh passou temporada de dois anos em Paris (1926) e quando voltou, estudou com o grupo de artistas mais destacados das vanguardas americanas, como John Sloan, George Luks, Kenneth Hayes Miller e Boardman Robinson na Liga dos Estudantes de Arte [Art Student's League], escola que tornou-se fundamental na formação das vanguardas americanas. Marsh participou do Projeto Federal de Arte [WPS - Federal Art Project], lançado pelo presidente F. D. Roosevelt, quando o governo, preocupado com a grande recessão do país na década de 1930, contratou vários importantes artistas plásticos para pintarem murais nos prédios da admnistração pública. Marsh pintou mural no prédio dos Correios em Nova York.

O estilo desenvolvido por Marsh foi caricato, burlesco, engraçado e técnicamente impecável, utilizando muitas das características marcantes da ilustração da época, que influenciou outros artistas de sua geração como Paul Cadmus, entre outros alunos aos quais ensinou sua técnica especial de têmpera de ovo sob esmalte, que permitia todas as gradações de luz e sombra nos desenhos figurativos detalhados. As melhores obras de Marsh foram produzidas nesta técnica, quando o artista pintou finais de semana de verão na praia de Coney Island, barbearias em Nova York, entre outras cenas de gênero da vida urbana citadina nas suas caricaturas, desenhos, pinturas, gravuras (litografia) entre outras técnicas utilizadas na ilustração de vanguarda.

Marsh tornou-se professor na própria Liga dos Estudantes de Arte [Art Student's League], em Nova York: o artista ensinou durante muitos anos à primeira geração de artistas e ilustradores. A pintura de Marsh Coney Island, encontra-se reproduzida (TOBLER, 1999).

 

REFERÊNCIAS SELECIONADAS:


ENCICLOPÉDIA. DUTTON, E. P.; STEINER, P. Encyclopaedia of American Art. New York: E. P. Dutton - Chanticler Press, 1981,
p. 362.



TOBLER, J;; DAYER, B.; GREENE, D.; GREEENBERG, A.; HARRISON, H.; MILLS, S.; NICHOLS, T. The American Art Book. London: Jay Tobler - Phaidon Press, 1999, p. 292.

No comments:

Post a Comment