Translate

Wednesday, March 27, 2013


 
HISTÓRIA DAS VANGUARDAS AMERICANAS: BIOGRAFIA DE WALKOWITZ, Abraham (1887-1965).
 


O artista naturalizado americano nasceu na Sibéria (Rússia); aos nove anos de idade Walkowitz foi viver em Nova York. O artista estudou na Academia Nacional de Desenho [National Academy of Design] e no Instituto de Arte Walter Shirlaw. Walkowitz tornou-se professor da Aliança Educacional (1900-1906), e começou a expor suas obras.



O artista viajou para Paris, onde foi aluno de Henri Laurens, na Academia Julian (1906-1907); ele conheceu e se associou ao artista norte-americano nascido na Rússia, Max Weber, que passava temporada em Paris. Walkowitz conheceu os importantes colecionadores de arte, Léo e Gertrude Stein, os artistas Pablo Picasso e Henri Le Douanier Rousseau, entre outros, que pertenciam às vanguardas artísticas. O artista visitou a retrospectiva de Paul Cézanne realizada no Salão dos Artistas Independentes, um ano depois da morte do artista (1907).

 
Walkowitz voltou para Nova York e tornou-se um dos principais desenhistas norte-americanos: ele foi professor e pioneiro da arte das vanguardas no país (1907-). A primeira mostra individual do artista realizou-se em Nova York (1908), quando suas obras chamaram a atenção de Arthur Garfield Dove. Walkowitz foi convidado a expor na única galeria nova-iorquina dedicada à arte das vanguardas da época, a Galeria 291, pertencente ao fotógrafo Alfred Stieglitz. Esta foi a primeira das duas mostras que as obras de Walkowitz participaram nessa galeria (1908; 1912); obras do artista participaram da coletiva internacional Exposição da Armada (Armory Show, 17 fev. - 15 mar., 1913), organizada com curadoria de Arthur Garfield Dove; e da mostra nacional Forum (1916). A primeira mostra reuniu 300 obras de artistas das vanguardas européias, junto com obras dos artistas norte-americanos, expondo mais de 1000 obras; e na segunda mostra a curadoria foi do professor das vanguardas Robert Henri, com a participação de Alfred Stieglitz e do crítico de arte Willard Huntinghton.

Na década de 1920 Walkowitz presidiu a Sociedade dos Artistas Independentes (Society of Independent Artists, 1916-1944), cujo primeiro presidente e membro fundador, entre outros, foi John Sloan. Walkowitz executou a série de retratos da diva Isadora Duncan, que o artista viu dançar em Paris, quando ele estudou centenas de gestos da dançarina em muitos desenhos, sendo que a maioria deles pertence à coleção do Museu Whitney de Arte Americana (Nova York). O artista executou milhares de desenhos e aquarelas, pintadas com tratamento espontâneo, moderno e rítmico. Walkowitz foi homenageado com mostra retrospectiva no Museu do Brooklyn (1939) e outra no Museu Judaico (1949), ambos situados em Nova York.


Walkowitz pediu a vários artistas seus amigos para retratarem-no e essas obras estiveram em exposição no Museu do Brooklyn (1944). O artista recebeu o Prêmio Marjorie Peabody, da Academia Nacional de Artes e Letras [National Academy of Arts and Letters]. Uma de suas obras precurssoras foi Paisagem Citadina (Cityscape, óleo/ tela, c.1915), pintura na qual ele destacou a modernidade da metrópole norte-americana, enfatizando sua verticalidade, que pintou com ângulos agudos e grande senso de movimento, com desenho muito original.



 
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:


ENCICLOPÉDIA. DUTTON, E. P.; STEINER, P. Encyclopaedia of American Art. New York: E. P. Dutton - Chanticler Press, 1981, pp. 580-581.

No comments:

Post a Comment