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Sunday, May 5, 2013



 
HISTÓRIA DAS VANGUARDAS AMERICANAS: SINCROMISMO AMERICANO NA EUROPA E ESTADOS UNIDOS (SYNCHROMISM, Paris- Munique, 1912; Berlim, 1913; Nova York, 1917;1951).


 

Destaques: MACDONALD Wright, Stanton e Morgan RUSSEL.



Esse movimento partiu de dois artistas norte-americanos que estudavam em Paris: quando Stanton MacDonald-Wright foi viver na cidade-luz, ele conheceu seu compatriota, Morgan Russel. Em Paris, MacDonald-Wright estudou na Academia de Belas Artes, na Academia Julian e na Universidade Sorbonne. O artista formou com Morgan Russel e seu colega Thomas Hart Benton, o Sincromismo Internacional.

 

As pinturas do grupo foram obras Abstratas que receberam influência direta do Orfismo de Robert Delaunay, nomeado por Guillaume Apollinaire (Paris, 1913-1915, v.), e do Futurismo italiano (v., no http://blogeducativodaperformance.blogspot.com), que, chegou com grande estardalhaço a Paris (1912-).





As primeiras pinturas de Russel e de MacDonald-Wright participaram do Salão dos Artistas Independentes (1913) e da primeira mostra dita, Sincromista [Synchromiste], realizada na Galeria Bernheim-Jeune (Paris, 1912). As pinturas dos artistas participaram do único Salão de Outono Alemão organizado na Galeria da Tempestade de Herwarth Walden (Berlim, 1913).


 


Quando Stanton MacDonald-Wright voltou a viver em Nova York, ele se associou ao grupo das primeiras vanguardas norte-americanas lideradas por Robert Henri: suas pinturas participaram da Exposição da Armada [Armory Show] (Nova York, 1913); da mostra dos Realistas de Nova York [The NewYork Realists] e também da Mostra Forum dos Pintores Americanos Modernos [Forum Exibition of Modern American Painters] (Nova York, 1916), selecionada por júri integrado por Robert Henri e pelo fotógrafo Alfred Stieglitz e organizada junto com o crítico de arte Willard Huntington.





MacDonald-Wright e Russel expuseram suas Abstrações Sincromistas na mostra realizada na Galeria 291, pertencente a Stieglitz, a única galeria norte-americana voltada para a estética das obras das vanguardas artísticas internacionais, no ano em que a instituição fechou as portas (Nova York, 1917). O grupo ganhou projeção internacional quando Stanton MacDonald-Wright e Morgan Russel apresentaram suas Abstrações na mostra coletiva Pintura Abstrata e Expressionismo na América [Abstract Painting and Expressionism in America], realizada no MoMA (Nova York, 1951).

 
REFERÊNCIA:
 

CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L;. CAUMONT, J;.CELANT, G;. COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE; MARIA, L. DE; DI MILLIA, G.;FABRIS, A.;FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.;GREGOTTI, V.;LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.;MENNA, F.; ÁCINI, P.;RONDOLINO, G;. RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.;SILK, G.; SMEJKAI, F.;STRADA, V.;VERDONE, M.;ZADORA, S. Futurism and Futurisms.New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., p. 532.




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