Translate

Sunday, May 5, 2013

 
 
GRUPO (AMERICANO) DO CÍRCULO DE ALFRED STIEGLITZ [ALFRED STIEGLITZ CIRCLE] (Nova York, c. 1905-1917).
 


Os artistas norte-americanos que viveram prolongadas temporadas em Paris formaram o Grupo da Nova Sociedade de Artistas Americanos em Paris (New Society of American Artists in Paris, Paris, c. 1908-1912; v. abaixo). Quando os artistas voltaram a viver nos Estados Unidos, mais precisamente em Nova York, formaram o círculo de intelectuais em torno da única galeria de arte norte-americana que abriu espaço para artistas de vanguarda. A Galeria 291, sita no número 291 da 5a Avenida, começou suas atividades denominada de As Pequenas Galerias da Foto-Secessão (The Little Galleries of the Photo Secession: v. abaixo).
 
 
 
Stieglitz, que estudou as técnicas fotográficas em Berlim na última década do século XIX, conheceu o sucesso que fizeram as várias associações de artistas chamadas de Secessão (v.), e, inclusive suas obras participaram da 1a Mostra da Secessão Vienense (1891). Stieglitz patrocinou a galeria de arte com as revistas que publicou na época, a Camera Club e principalmente Camera Work ( v. abaixo). Em torno do grupo se formou o Grupo (Americano) dos Precisionistas (v.), do qual participou Geórgia O’Keeffe, que se tornou a esposa de Alfred Stieglitz (1924-; publicarei posteriormente).
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
 
CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L;. CAUMONT, J;.CELANT, G;. COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE; MARIA, L. DE; DI MILLIA, G.;FABRIS, A.;FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.;GREGOTTI, V.;LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.;MENNA, F.; ÁCINI, P.;RONDOLINO, G;. RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.;SILK, G.; SMEJKAI, F.;STRADA, V.;VERDONE, M.;ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., p. 565.
 
GOLDBERG, R. Performance Art:  from Futurism to the Present. London: Thames and Hudson 2001. 206 p., il.; algumas color. pp. 193, 213.(world of art).

No comments:

Post a Comment