GALERIA DE ARTE DA TEMPESTADE [DER STURM] ONDE ARTISTAS AUSTRÍACOS, AMERICANOS, RUSSOS, E SUÍÇOS, ENTRE OUTROS CONFRATERNIZARAM (Berlim, 12 março, 1913).
Herwarth Walden fundou a Galeria da Tempestade que apresentou no primeiro aniversário o Salão de Outono Alemão [Herbstsalon]. Esta foi a primeira mostra coletiva européia que reuniu a maioria dos mais importantes vanguardistas europeus, cremos que por influência do russo Wassily Kandinsky (1866-1944), principal mentor do Grupo (Internacional) do Cavaleiro Azul, que, ocasião, publicou a segunda edição do Almanaque do Cavaleiro Azul, patrocinada pelo grupo editorial Der Sturm, com 6000 exemplares lançados na Galeria da Tempestade (Der Sturm, Berlim, 12 mar., 1913).
Nessa mostra participou o Grupo Americano do Sincromismo na Europa, formado por Stanton MacDonald-Wright (1890-1973) e Morgan Russell (1886-1953); artistas do Grupo Suíço da Federação Moderna, liderado pelo amigo dileto de Kandinsky, Paul Klee (1879-1940); artistas das vanguardas francesas participantes do Grupo (Francês) do Orfismo, ou do Cubismo Órfico, liderado por Robert Delaunay (1885-1945), como Roger de La Fresnaye (1885-1925), André Derain (1880-1954), Henri Le Fauconnier (1881-1946); artistas destacados nas vanguardas russas, convidados por Kandinsky para participarem da segunda mostra coletiva do Grupo (Internacional) do Cavaleiro Azul, como Mikhail Larionov (1880-1964), Natália Gontcharova (1881-1962), Naum Gabo (Neemia Pevsner, 1890-1977) e Kasemir Malevich (1878-1935); artistas russos participantes da I Mostra do Cavaleiro Azul como David Burliuk (1882-1967), Vladimir Burliuk (1886-1917), Alexey von Jawlenky (1864-1941) e Marianne von Werefkin (1860-1938); outros artistas alemães do mesmo grupo como Gabrielle Munter (1877-1962), Franz Marc (1880-1916), August Macke (1887-1914), Heinrich Campendonck (1889-1957) Arnold Shoenberg (pintor e músico, 1874-1951), Christian Shad (1894-1982) e Alexandre Kanoldt (1881-1939); os artistas austríacos Egon Shiele (1886-1918) e Oskar Kokoschka (1886-1980); Alfred Kubin (1877-1959) e Lyonel Feininger (1871-1956), entre outros (Berlim, 12 mar., 1912). Participaram artistas do primeiro grupo destacado nas vanguardas européias, do Grupo (Internacional) da Ponte (Die Brücke, Dresden, 1905-1910; Berlim, 1910-1913); obras de Pablo Picasso (1881-1973) e de Georges Braque (1882-1963), na época artistas exclusivos da Galeria de Arte parisiente do alemão Daniel-Henry Khanweiller (1884-1979), além de obras de Archipenko (1887-1964) e Marc Chagall (1887-1985). Essa mostra coletiva que reuniu os destaques das vanguardas internacionais na Europa, ocorreu próxima da coletiva que reuniu na América o melhor das vanguardas internacionais, a dita, e muito mais divulgada, Exposição da Armada (Armory Show, Nova York, 1913).
A galeria de arte apresentou a primeira mostra dos Futuristas italianos na Alemanha (Berlim, abril – maio, 1912). Walden sempre foi comprometido com a arte das vanguardas internacionais: na sua galeria ele expôs as obras dos mais importantes artistas atuantes na Europa. As mostras, inicialmente não tiveram nenhuma aceitação, mas causaram grande impacto devido à sua modernidade. A galeria de arte insistiu na promoção da arte moderna, que jamais havia tido antes tanta visibilidade e apoiou as exposições com artigos publicados na revista Der Sturm, do mesmo grupo. As mostras se apresentaram sempre muito polêmicas para sua época e foram visitadas por público eclético: devido à constante renovação das exposições e a constância delas, a aceitação de seus artistas foi se tornando possível e as exposições se tornaram mensais. A Galeria de Arte da Tempestade encerrou suas atividades somente no final da década de 1920 (1928). Walden também apoiou o grupo de teatro, liderado pelo Mestre da Performance na Bauhaus, Oskar Schlemmer: ele também publicou a revista Sturmbuhne [Tempestade Teatral] (Berlim - Hanover, 1918-1919), do grupo editorial que ele comandou, o Der Sturm (Berlim, 1910-1932).
O pintor austríaco Egon Schiele (1886-1918) retratou Herward Walden, bem como sua primeira esposa Nelly, também pintora, cujas obras participaram de todas as mostras coletivas realizadas na Galeria da Tempestade. Um retrato de Nelly Walden por Oscar Kokoschka, ilustrador da revista Der Sturm, se encontra reproduzido (HULTEN, 1986: 600). Vários dos exemplares da Der Sturm (mar.,1910 – mar., 1932) se encontram no acervo do Museu Victoria and Albert (Londres).
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L;. CAUMONT, J;.CELANT, G;. COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE; MARIA, L. DE; DI MILLIA, G.;FABRIS, A.;FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.;GREGOTTI, V.;LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.;MENNA, F.; ÁCINI, P.;RONDOLINO, G;. RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.;SILK, G.; SMEJKAI, F.;STRADA, V.;VERDONE, M.;ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs.,pp. 416, 467, 532, 467, 600.
No comments:
Post a Comment