Translate

Friday, July 17, 2015

1929-1935-REALISMO SOCIAL AMERICANO (NOVA-IORQUINO) [AMERICAN SOCIAL REALISM] (Nova Iorque).

REALISMO SOCIAL AMERICANO (NOVA-IORQUINO) [AMERICAN SOCIAL REALISM] (Nova Iorque, 1929-1935). O termo Realismo Social [Social Realism] é geralmente empregado pela crítica de arte para designar o grupo de pintores urbanos, nova-iorquinos, politizados e esquerdistas, dedicados a pintar cenas da vida diária imbuídas de crítica social. Esses artistas viveram na época da dita, Grande Depressão (c. 1929-1935) e foram influenciados pela pintura da Escola da Lata de Lixo [Ashcan School] (v.). Ambos os nomes, Escola da Lata de Lixo [Ashcan School] e Realismo Social [Social Realism] são termos pejorativos, comumente empregados pela crítica de arte em muitas épocas e nessa em particular, quando apreciou desfavoravelmente os movimentos da arte das vanguardas que mesclava a política a critica social da sociedade norte-americana. Participaram desse grupo multidisciplinar, pois reuniu vários artistas plásticos a fotógrafos vanguardistas, do Realismo Social Americano, William Glakens (1870-1938) e John Sloan (1871-1951), ambos fundadores da Sociedade (Americana) de Artistas Independentes [Society of Independent Artists] ( ; Everett Shinn (1873-1958), cujas obras não participaram da Exposição da Armada [Armory Show] (Nova York, 1913), mas que se tornou dos primeiros diretores de arte do cinema norte-americano; o muralista George Biddle (1885-1973); Philip Evergood (Philip Howard Franis Dixon Evergood, 1901-1973); o desenhista, ilustrador e pintor, William Gropper (1897-1977), o lituano Ben Shahn (Benjamin Shahn, 1898-1969) e o Afro-descendente Jacob Lawrence (1917-2000), entre outros. O Realismo Social norte-americano floresceu expressando-se nas novas técnicas, como a Fotografia e atuando sob a luz da crítica e da observação. Os artistas pintaram e fotografaram a população urbana e citadina empobrecida, predominantemente durante o período da grande depressão (c.1929-1935). A temática social mostrou trabalhadores, empregados ou desempregados, nas pinturas de todos os citados, e, mais tarde, na obra de Jacob Lawrence, que, como muitos outros artistas recebeu suporte e incentivo através do notável programa de apoio representado pelo Projeto de Arte Federal da Administração do Progresso no Trabalho [Federal Arts Project of WPA - Work Progress Administration], organizada pelo governo de Franklyn Delano Roosevelt (1882-1945), REFERÊNCIAS SELECIONADAS: George Biddle. From Wikipedia, the free encyclopedia. This page was last modified on January. 03, 2009. Retrieved from: https://en.wikipedia.org/wiki/George_Biddle Acessed in: February 03, 2009. George Luks. From Wikipedia, the free encyclopedia. This page was last modified on January. 03, 2009. Retrieved from: https://en.wikipedia.org/wiki/George_Luks Acessed in: July 17, 2015. William Gropper. From Wikipedia, the free encyclopedia. This page was last modified on June. 22, 2015. Retrieved from: https://en.wikipedia.org/wiki/William_Gropper Acessed in: July 17, 2015.

No comments:

Post a Comment