Translate

Wednesday, October 7, 2015

1929-1939 REALISMO (AMERICANO): REALISMO SOCIAL NOVA-IORQUINO OU REALISTAS DE NOVA YORK OU REALISTAS SOCIAIS DE NOVA YORK OU ESCOLA DA LATA DE LIXO [NEW YORK SOCIAL REALISM, NEW YORK REALISTS, NEW YORK SOCIAL REALISTS OR AMERICAN ASHCAN´S SCHOOL] (Estados Unidos).

REALISMO (AMERICANO): REALISMO SOCIAL NOVA-IORQUINO OU REALISTAS DE NOVA YORK OU REALISTAS SOCIAIS DE NOVA YORK OU ESCOLA DA LATA DE LIXO [NEW YORK SOCIAL REALISM, NEW YORK REALISTS, NEW YORK SOCIAL REALISTS OR AMERICAN ASHCAN´S SCHOOL] (Estados Unidos). O professor Robert Henri, escreveu e publicou o livro O Espírito da Arte [The Art Spirit] (Nova Iorque, 1923): ele reuniu oito alunos que, na sua maioria, estudaram na Academia de Artes da Filadélfia. Os ditos, Realistas de Nova Iorque, foram os artistas participantes do Grupo dos Oito, americanos que participaram das primeiras vanguardas nova-iorquinas: Arthur Bowen Davies (1862-1928), William Glakens (1870-1938), Edward Hopper (1882-1967), Ernest Lawson (1873-1939), Maurice Prendergast (1891-1953), George Luks (1867-1933), Everett Shinn (1876-1952) e John Sloan (1871-1951). Desse grupo, W. Glakens e J. Sloan foram fundadores da Sociedade (Americana) dos Artistas Independentes (v.); E. Shinn, se tornou um dos primeiros diretores de arte do cinema norte-americano. Todos os citados produziram desenhos que ilustraram livros, jornais e revistas da época, na Filadélfia bem como em Nova York. Vários dos citados trabalharam como ilustradores ou diretores de arte nas empresas da família de Stuart Davis (Filadélfia). Quando esses artistas foram viver em Nova Iorque, se tornaram alunos de Robert Henri, na Escola de Nova Iorque[New York School], fundada por ele e participaram da mostra inaugural das vanguardas norte-americanas realizada na Galeria MacBeth (Nova Iorque, 1908). A temática desse grupo de artistas foi simplificada, retratou objetos da era da máquina e do dia a dia, como torradeiras e liquidificadores, adotada pelos desenhistas e ilustradores de jornais e revistas que pintaram temas banais simplificados pela primeira vez na arte norte-americana. Os artistas do grupo admiravam a Era da Máquina devido a objetividade dos objetos, que preenchiam as funções para as quais haviam sido criados. O Realismo Social Nova-Iorquino obteve sua principal temática diretamente calcada na vida diária dessa cidade, onde os artistas viveram, muitos deles pouco depois de passarem prolongada temporada européia (c. 1890-1905). A partir da década de 1930 as obras e os artistas do Grupo dos Realistas de Nova Iorque ficaram conhecidos com nomes depreciativos de Realistas Sociais e Grupo da Escola da Lata de Lixo [Ash-Can School]. Ambos os termos [Ashcan School - Social Realism] são nomes pejorativos, comumente empregados pela crítica de arte em muitas épocas e, nessa em particular, quando foram analisados desfavoravelmente os movimentos da arte das vanguardas que mesclavam a política com o socialismo, na critica ácida à sociedade norte-americana. A segunda denominação surgiu da crítica de Art Young, editor-assistente do periódico The Masses [As Massas] (Nova Iorque, 1911-1917; v. ). O comentário desabonador passou a nomear o grupo, desde que foi publicado no jornal New York Sun [Sol de Nova Iorque] (08 abril, 1916), e se encontra reproduzido no livro de William O´Neill. Na década de 1960 as obras destes primeiros artistas da Filadélfia (PA), atuantes em Nova York, influenciaram a imagética da Arte Pop [Arte Popular ou Masssiva] (v.). O expoente desse grupo da arte americana, Andy Warhol, estudou na Filadélfia antes de viver em Nova York, e conhecia bem as obras de A. Davies, J. Sloan e E. Hopper, cujos temas banais representaram grande influência na pintura de signos e símbolos urbanos adotados pelos artistas da Arte Pop norte-americana. REFERÊNCIAS SELECIONADAS: Engel, C. The Realists Eye: The Illustrations and Litographs of George Wesley Bellows. Apud Print Review. New York: Pratt Graphics Center, 1979, n. 10, p. 86, n. 13. O´Neill, W. Echoes of Revolt: The Masses, 1911-1917. Chicago: 1966, p. 06: Some of the artists don´t want to run pictures of ash cans and girls hitching up their skirts in Horatio Street – regarless of ideas - and without little. On the other hand a group of us believe that such picures belong better in exclusive magazines.

No comments:

Post a Comment