O pintor, fotógrafo e cineasta vanguardista norte-americano Charles Sheeler estudou na Europa (1904-1909), juntamente com Martin Shamberg (1882-1918), seu colega da Academia de Artes Chase (Filadélfia). O artista tornou-se o pintor norte-americano que melhor retratou o início da dita, era da máquina: obras de Sheeler participaram da primeira mostra da vanguarda internacional com curadoria de Charles Garfield Dove (1880-1946), a Exposição da Armada [Armory Show] (Nova York, 1913; v.).
Sheeler participou do grupo de artistas da vanguarda norte-americana, que expôs obras na Galeria 291, pertencente ao fotógrafo norte-americano Alfred Stieglitz (1874-1946), que se casou (1924) com a artista norte-americana Georgia O'Keeffe (1887-1996). No início da década de 1920, formou-se o grupo dito, o Círculo de Alfred Stieglitz [Alfred Stieglitz Circle] (v.), do qual participaram os artistas Charles Demuth (1888-1935), Georgia O'Keeffe, Charles Sheeler e Joseph Stella (1877-1946), entre outros, que criaram o movimento intitulado pela crítica de arte, posteriormente, de Precisionismo [Precisionism]. Os artistas citados escolheram como tema principal de suas obras a arquitetura moderna industrial da periferia das grandes cidades, a paisagem urbana inóspita e simplificada, com formas geométricas e sem nenhuma figura humana, árvores ou qualquer vegetação, pintada com Realismo na técnica sem nenhuma textura e com cores sólidas e chapadas. Os artistas retrataram somente os arranha-céus, os silos, os complexos industriais, as fábricas e as pontes, sem que aparecesse nenhuma pessoa ou personagem na sua figuração que apresentava cores vivas e contrastantes com o emprego de cores primárias como vermelho e azul. Esse grupo de artistas vanguardistas precurssores foi homenageado com a mostra A Visão dos Precisionistas [The Precionist View], no Centro de Arte Walker (Mineápolis, 1960).
Charles Sheeler expôs em mostra conjunta com G. O'Keeffe, na Galeria 291, que fechou as portas no mesmo ano (Nova York, 1917). Na década de 1930, Sheeler dedicou-se aos temas rurais (1930-1940); na próxima década ele pintou Arquitetura Industrial (1940-1950). O artista participou ativamente das vanguardas de sua época, na América e Europa; suas obras derivaram da estética com influência marcante do Cubismo francês. Sheeler, foi acometido por infarte (1959), quando foi obrigado a abandonar suas atividades artísticas: ele faleceu alguns anos depois (1965).
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
ARTIGO. MUCHLIG, L. Painting and Sculpture from the Smith College Museum of Art. Escondido (CA): American Art Review, vol. XV, n. 02, 2002, pp. 128-139.
BUTOR, M.; MARTIN, J.; MASSU, C.; NICHOLS, S., PARIGORIS, A.; RIOUT, D.; TRAVIS, D. BUTOR, M (Pref.). L'Art des États-Unis. Traduction de Christiane Thiollier et Dominique Ferrault. Paris: Citadelles et Mazenod, 1992. 637p: il., color., p. 406. – London - New York: Prestel, 2000. 383p.: il., p. 286.
DICIONÁRIO. CHILVERS, I. The Concise Oxford Dictionary of Art and Artists. Edited by Ian Chilvers. Oxford: Oxford University Press, 1990. 517p, pp. 433-434. (Oxford reference)
DICIONÁRIO. SCHMIED, W.; WITFORD, F.; ZOLLNER, F. The Prestel Dictionary of Art and Artists in the 20th century. Munich
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