Esta faculdade, que aceitava anualmente somente 50 alunos escolhidos a dedo, desempenhou papel fundamental na formação da nova expressão performática das vanguardas norte-americanas. No BMC - NC formou-se com Cage a nova música, a Anti–Música (v.); com Merce Cunningham a Dança Pós-Moderna, com Charles Olson a nova poesia da Geração Beat, com Clement Greenberg a nova crítica de arte, com Robert Rauschenberg a nova arte das vanguardas norte-americanas, entre outras expressões plásticas, artísticas e performáticas.
Depois que a Bauhaus encerrou suas atividades em Dessau, devido a ascensão do Partido Nacional Socialista, os artistas Joseph Albers e sua esposa Annie (Aneliese) Albers, ambos mestres da Bauhaus, emigraram para os E.U.A. (1942). Os professores foram chamados pelo arquiteto Walter Gropius, primeiro diretor e fundador da Bauhaus, e, na América, se tornaram professores da escola que formou os artistas das vanguardas americanas, a Faculdade da Montanha Negra, cujo Campus universitário se situava na Carolina do Norte (NC), perto da capital Ashville (1942-1956).
Durante alguns anos Joseph Albers dirigiu a faculdade, escola da qual foram professores sua esposa, Annie Albers, (v. Cultura da Fibra) e o artista Expressionista Abstrato Franz Kline, entre outros professores conhecidos na arte do século XX. Alguns foram mestres egressos da Bauhaus alemã, como Walter Gropius e Lyonel Feininger. Ensinaram na escola o físico Albert Einstein, o escritor Arthur Penn e o poeta Charles Olson, entre outros. A maior influência nas artes foi a de Josef Albers, que proferiu o Curso Básico de Desenho para alunos como Robert Rauschenberg e Cy Twombly.
Outro aluno, performático da Bauhaus, Xanti Schavinsky, anos depois emigrou para os Estados Unidos e foi convidado por Albers para se tornar professor na disciplina de Estudos de Palco [Stage Studies], na Faculdade da Montanha Negra. Schavinsky apresentou no teatro duas de suas obras performáticas: Spectrodramma (c. 1937) e Dança Macabra (1938). O ensino desse mestre incluiu a integração da luz, som, movimento, espaço, dança, ambiente, cenografia e figurinos além de outros elementos voltados para a performance moderna, continuação e evolução do curso do primeiro Mestre da Performance, Oskar Schlemmer, proferido anteriormente na Bauhaus alemã (v. outras performances de X. Schawinsky em Performance).
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