HISTÓRIA DAS VANGUARDAS AMERICANAS. BIOGRAFIA: SLOAN, John (1871-1951).
O
artista plástico, pintor e ilustrador norte-americano, nasceu em Pack Haven
(Pensilvânia, E.U.A.) e morreu em Hanover (New Hampshire). O artista estudou na Academia de Arte da Pensilvânia
(Filadélfia, 1892-1894), onde foi colega de William Glakens, George Luks e Everett
Shinn; e, como vários artistas do grupo foi ilustrador dos jornais Enquirer
e Philadelfia Press na mesma cidade.
O
grupo dos artistas da Filadélfia se transferiu para Nova York, onde todos foram
alunos de Robert Henri (1865-1929), na Academia de Arte
de Nova York (1890-). Sloan tornou-se líder da comunidade de vanguarda radicada em Nova York. e integrou o
dito, Grupo (Americano) dos Oito
artistas da Filadélfia em Nova York. Obras de Sloan participaram da exposição
que inaugurou as vanguardas norte-americanas, realizada com a curadoria de
Henri na Macbeth Gallery (Nova York,
1908).
Sloan
participou da equipe editorial do jornal socialista Massas (v.abaixo), no qual ele
publicou suas ilustrações com figuras perpassadas de melancolia. O artista foi
o fundador com Robert Henri (1865-1929), Walther Patch, William Glakens (1870-1938), Maurice Prendersgast
e Everett Shinn (1876-1953) da Sociedade dos
Artistas Americanos Independentes (Society of Independent American Artists, 1916-1944; v. abaixo), fundada nos moldes da organização francesa que a precedeu, a
Sociedade dos Artistas Independentes (Société des Artistes Indépendants, Paris; v. no meu Blog: <http://arteeuropeiadevanguarda.blogspot.com). Sloan foi o primeiro presidente
dessa sociedade que desempenhou marcante papel educativo como formador de
opinião do público norte-americano. Artistas de todos os cantos do país
enviaram suas obras para participarem das mostras organizadas anualmente, selecionadas
por um júri apontado pela Sociedade.
Sloan
foi professor da Liga dos Estudantes de Arte
[Art Students' League], da qual, mais tarde, foi diretor (1931). Os
artistas do grupo dos ditos, Realistas
Sociais de Nova York achavam que a arte deveria incluir
propaganda socialista; quando Sloan se recusou a aderir à mistura explosiva
de arte com política, este fato motivou sua rejeição por parte do grupo e seu
consequente afastamento.
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
BUTOR, M.; MARTIN, J.; MASSU, C.; NICHOLS, S., PARIGORIS,
A.; RIOUT, D.; TRAVIS, D. BUTOR, M (Pref.). L'Art des États-Unis.
Traduction de Christiane Thiollier et Dominique Ferrault. Paris: Citadelles et
Mazenod, 1992. 637p: il., color., p. 411.
DICIONÁRIO. CHILVERS, I. Dictionary of 20th
century art. Edited by Ian Chilvers. Oxford: Oxford University Press, 1998.
670p., p. 589. (Oxford reference)
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