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Saturday, October 13, 2012

 

 
HISTÓRIA DAS VANGUARDAS AMERICANAS. BIOGRAFIA: SHINN, Everett (1876-1953).

 

O artista plástico nasceu em Woodstown (NJ); ele  foi colega de William Glakens (1870-1938), George Luks (1867-1933) e John Sloan (1871-1951) na Academia de Artes da Pensilvânia(Filadélfia, 1893-1896). Shinn pertenceu às primeiras vanguardas norte-americanas: ele foi pintor, desenhista, diretor de arte para o cinema e ilustrador para o jornal Philadelphia Press (Filadélfia). Shinn foi viver em Nova York, onde continuou trabalhando como ilustrador para o jornal World and Herald. Anteriormente Shinn ilustrou várias revistas (1899), além do livro do escritor Realista norte-americano, William Dean Howells. O artista viajou para Paris e Londres (1901), onde compareceu a muitos espetáculos de teatro e circo. Shinn, fascinado e influenciado pela obra de Edgar Degas (1834-1917), pintou o Hipódromo Londrino (London Hippodrome, 1902). 
Shinn participou do dito, Grupo dos Oito [The Eight Group] formado por artistas que estudaram e trabalharam na Filadélfia e depois se radicaram em Nova York. Obras de Shinn participaram da primeira mostra coletiva realizada com a curadoria de seu professor Robert Henri (1865-1929), da Escola de Arte de Nova York, que inaugurou as vanguardas norte-americanas, realizada na Galeria Macbeth (Nova York, 1908). Na mostra foram aparesentadas obras de Robert Henri, John Sloan, Maurice Prendergast, Edward Hopper, William Glakens, George Luks e Ernst Lawsen, todos participantes do grupo de artistas que lutava contra o academicismo presente na arte da época.
O artista foi fundador com Walther Patch, William Glakens, Maurice Prendergast e John Sloan da associação de classe que desempenhou papel educativo e formador de opinião do público norte-americano, a Sociedade dos Artistas (Americanos) Independentes (Society of Independent Artists, Nova York, 1916-1944), fundada nos moldes da Sociedade dos Artistas Independentes parisiense. Sloan foi seu primeiro presidente; participaram os artistas do Grupo (Americano) dos Oito, bem como outros artistas de todos os cantos do país que enviaram suas obras para participarem das mostras anuais selecionadas por um júri apontado pela Sociedede. Shinn executou murais com temas sociais para o Trenton City Hall (NJ) e para o Belasco Theater (Nova York); mais tarde, ele foi um dos primeiros diretores de arte do cinema norte-americano.

REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

BUTOR, M.; MARTIN, J.; MASSU, C.; NICHOLS, S., PARIGORIS, A.; RIOUT, D.; TRAVIS, D. BUTOR, M (Pref.). L'Art des États-Unis. Traduction de Christiane Thiollier et Dominique Ferrault. Paris: Citadelles et Mazenod, 1992. 637p: il., color., p. 408.

DICIONÁRIO. CHILVERS, I. Dictionary of 20th century art. Edited by Ian Chilvers. Oxford: Oxford University Press, 1998. 670p., p. 567 (Oxford reference)

ENCICLOPÉDIA. DUTTON, E. P.; STEINER, P. Encyclopaedia of American Art. New York: E. P. Dutton - Chanticler Press, 1981, p. 508.
 

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