O Realismo foi o estilo pictórico que buscou a máxima reprodução da realidade: começou na França, com a obra pictórica de Gustave Courbet (Jean Desiré Gustave Courbet, 1819-1877). As pinturas da Escola de Barbizon [École de Barbizon], foram destacadas na Exposição Universal (Paris, 1855). Gustave Courbet organizou seu, dito, Pavilhão Realista, do lado de fora da mostra internacional, quando distribuiu seu texto Arte Viva [Art Vivant], de grande repercussão entre os artistas da época.
O texto de Courbet, Do Realismo [Du Réalisme] (1855), se encontra reproduzido, traduzido, no folheto da mostra Arte na França 1860-1960: O Realismo, realizada no MASP (São Paulo, maio - jun., 2009). Na capa do mesmo folheto se encontra reproduzido o Retrato de Zelie Courbet (1847), de Courbet, no acervo do museu paulista. A influência de G. Courbet passou para a geração seguinte, expressa principalmente na obra do pintor francês Édouard Manet (1832-1883), que adotou temas modernos nas suas pinturas, das quais o acervo do MASP possui retratos notáveis.
O texto de Courbet, Do Realismo [Du Réalisme] (1855), se encontra reproduzido, traduzido, no folheto da mostra Arte na França 1860-1960: O Realismo, realizada no MASP (São Paulo, maio - jun., 2009). Na capa do mesmo folheto se encontra reproduzido o Retrato de Zelie Courbet (1847), de Courbet, no acervo do museu paulista. A influência de G. Courbet passou para a geração seguinte, expressa principalmente na obra do pintor francês Édouard Manet (1832-1883), que adotou temas modernos nas suas pinturas, das quais o acervo do MASP possui retratos notáveis.
REFERÊNCIA SELECIONADA:
FOLHETO. Arte na França 1860-1960: O Realismo. São Paulo: MASP, maio – jun., 2009.
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