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Monday, October 26, 2015

BIOGRAFIA, MASUDA, Kenjiro (1915-1960).

BIOGRAFIA, MASUDA, Kenjiro (1915-1960). O artista nasceu em Tokushima (Japão); o artista emigrou com sua familia para o Brasil, radicando-se em fazenda na região paulista de Pedregulho (1929). Uma circunstância singular levou Masuda a despertar cedo para as artes: ele começou a desenhar ainda menino, aos sete anos de idade, quando sofreu acidente que o impediu de movimentar-se durante prolongado período. Enquanto convalescia, Masuda experimentou expressar-se através da arte, que depois abraçou como carreira para sua vida. Devido à Segunda Guerra Mundial (1940-1945), houve um odioso veto aos artistas japoneses que viviam no Brasil, impedidos de participarem de mostras de artes e apresentarem suas obras; este fato lamentável postergou várias carreiras, inclusive a de Masuda, que faleceu aos 45 anos de idade. Depois de suspenso o veto aos japoneses no pós-guerra, Masuda participou de vários grupos nipo-brasileiros. O artista desenvolveu atividades junto ao Grupo (Paulista) Seibikai (1947-1948); ele participou do Grupo (Paulista) dos 15, também conhecido como Grupo (Paulista) Jacaré (1948-1949) e depois participou do Grupo (Paulista) Guanabara (1950-1959). Obras de Masuda participaram da primeira mostra do Grupo Guanabara, bem como da mostra que reuniu os artistas em torno da figura principal do grupo, Tikashi Fukushima. O polo do grupo inicial desse grupo formou-se principalmente com os artistas de origem japonesa, que vinham até a molduraria de Fukushima, destacado moldureiro, entalhando a mão muitas das molduras e pintando-as de modo a combinarem com os quadros, nesta atividade diferenciada que atraiu muitos artistas plásticos que se tornaram clientes das molduras da loja de Fukushima. Em um movimento natural os artistas passaram a reunir-se nos finais de semana, quando saíam juntos para pintar pela cidade, o que resultou no retrato variado de São Paulo daquela época, nas muitas paisagens pintadas pelo grupo. A molduraria ficava situada no Largo Guanabara, onde hoje está localizada a Estação Paraíso do Metrô paulista. Foi na Galeria Domus (1948), que ocorreu a primeira mostra individual de Tikashi Fukushima: a primeira mostra do Grupo (Paulista) Guanabara realizou-se na mesma Domus (1950). Masuda participou, e, dois anos depois, realizou-se outra exposição na Galeria do IAB - Instituto dos Arquitetos do Brasil (1952). Obras do grupo participaram do I Salão Panamericano de Arte Moderna, no IBARS - Instituto de Belas Artes do Rio Grande do Sul (1958); da mostra Pintura Brasileira, na Embaixada dos Estados Unidos (Rio de Janeiro, 1959) e de duas mostras na ACM - Associação Cristã de Moços, situada na rua Nestor Pestana, quando os críticos de arte Sérgio Milliet e Lourival Gomes Machado proferiram palestras na inauguração da exposição. Foi Zyun Masuda quem organizou a mostra Poeiras do Eterno: a Obra de Kenjiro Masuda (13 a 21 de junho, no Museu da Casa Brasileira, 2001). Essa exposição surgiu de circunstância curiosa, pois Kenjiro, seu pai, faleceu quando Zyun tinha apenas 5 anos de idade. A mãe guardou as lembranças do marido em enorme baú, que permaneceu fechado durante mais de 30 anos; o baú foi aberto devido a mudança de residência (1994). Surgiram 15 pinturas de Masuda, que, depois de restauradas (Renato Rinaldi) foram, entre outras, apresentadas nessa mostra. Dois retratos expressionistas integraram a apresentação: o excelente Retrato de Panceti (óleo/ cartão, 48 cm x 34 cm) e Auto-Retrato (1943, óleo/ cartão, 34 cm x 26 cm); dois nus; várias paisagens de São Paulo como Jardim da Aclimação (1949, óleo/ tela, 6 cm x 67 cm), Casarios (óleo/ tela, 55 cm x 46 cm) e Porto de Santos (1949, óleo/ tela, 54 m x 65 cm); várias composições, destacando-se duas: Composição (óleo/ cartão, 50 cm x 65 cm) e Composição (1948, óleo/ cartão, 65 cm x 51 cm); a natureza-morta algo Cubista, que Masuda chamou de Composição (óleo/ tela, 53 m x 48 cm) e Flores (óleo/ cartão, 64 cm x 49 cm), além da pintura de traços livres São Paulo (óleo/ cartão, 38 cm x 28 cm), entre outras. REFERÊNCIA SELECIONADA: Lourenço, M. C. F.. Compromisso com a experiência. São Paulo: Museu da Casa Brasileira, 2001

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