BLOG EDUCATIVO: ARTE AMERICANA DE VANGUARDA: HISTÓRIA, MOVIMENTOS, ARTISTAS E IMAGENS. Brasil-Estados Unidos-México- Argentina-Uruguai-Canadá. Autorretrato acima à direita de Jean-Louis David, com retratos de Napoleão, Marat e Madame Récamier. David foi professor e era primo de Jean-Baptiste Debret, pintor e gravador que veio ao Brasil com a Missão Francesa.
Translate
Sunday, November 8, 2015
1911-1987 TÉCNICAS NA ARTE INTERNACIONAL: LITOGRAFIA NORTE-AMERICANA (Nova Iorque, Estados Unidos).
1911-1987 TÉCNICAS NA ARTE INTERNACIONAL: LITOGRAFIA NORTE-AMERICANA (Nova Iorque, Estados Unidos).
George Wesley Bellows foi o cartunista ideal do periodico As Massas (The Masses), ilustrador do Kenyon College Yearbook [Anuário da Faculdade Kenyon]. O artista foi estimulado a se transformar em gravador por Albert Sterner, marido da negociante de arte Marie Sterner. No seu estúdio na rua 19, Bellows estabeleceu oficina litográfica completa, usando como técnico o litógrafo conhecido de Sterner, George C. Miller, substituído depois por Edward Krause quando o primeiro foi servir ao exército (1918); e, mais tarde, por Bolton Coit Brown. Todos executaram trabalhos para outros artistas conhecidos das vanguardas americanas, como Boardman Robinson, Arthur Bowen Davies, Rockwell Kent, Stow Wengenroth, Yasuo Kuniyoshi, Adolph Dehn, Peggy Bacon, Thomas Hart Benton e Grant Wood.
No seu desenho de teor social as simpatias de Bellows se voltaram para os deserdados da sorte, crianças pobres, prisioneiros e negros perseguidos, conforme expresso em ilustrações como Esbofetearam-me na face [I was beaten in the face], protesto contra a intolerância religiosa e racial, desenho reproduzido no Harper´s Weekly (11 de abril, 1914); e, com o mesmo tema, A rua [The Street], publicada no As Massas (julho, 1917); A eletrocução [The Electrocution], protesto contra a pena de morte (1917); ou A lei é muito lenta [The Law is too slow] publicada no Century (maio, 1923). Bellows ilustrou várias outras revistas; seus desenhos e ilustrações podem ser encontrados no acervo (Print Department) da Biblioteca Pública de Boston [Boston Public Library]; e na Biblioteca Robert Frost [Robert Frost Library] da Faculdade Amherst (MA). Outro expoente da arte americana a se expressar na técnica da litografia foi Andy Warhol (Andrew Warhola, 1928-1987).
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
ENGEL, C. (1979). The Realists Eye: The Illustrations and Litographs of George Wesley Bellows. In Print Review. New York: Pratt Graphics Center, pp. 70-86.
Rupert Jansen Smith on Printmaking. (1985). Apud Andy Warhol Prints. A Catalogue Raisonée. Expanded ed., Edited by Frayda Feldman and Jörg Schellmann. New York: Ronald Feldman Fine Arts, Editions Schellmann, Munich -New York, Abeville Publisher
Le Sexe dans l'art, Feminimasculin. (1995). Paris: Éditions du Centre Georges Pompidou.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment