HISTÓRIA
DAS VANGUARDAS AMERICANAS: A REVISTA 391.
391.
A revista 391 (Barcelona, Espanha, 25 jan., 1917-1919; Zurique, fev., 1919), foi batizada assim em homenagem ao fotógrafo norte-americano Alfred Stieglitz, que apoiou Francis Picabia e Marcel Duchamp na promoção dos eventos e lançamento de publicações em Nova York. Stieglitz publicou 291, a primeira revista das vanguardas norte-americanas (1o mar., 1915), sem contar as revistas voltadas para a fotografia (v. The Amateur Photographer, amera Notes e Camera Work). A 391 lançou dois números (Nova York, n. 06/ 07, jul., ago., 1917); quatro números na Suíça (Zurique, n. 08-12, a partir de fev., 1919); e sete números na França (Paris, n. 13-19, 1920-1924). A publicação abrangeu todo o período mais ativo do movimento Dadaísta mundial, até que o último número publicado coincidiu com o aparecimento do Surrealismo (v. André Breton).
A 391 foi editada por Francis Picabia, calcada diretamente na revista anterior, como seu editor F. Picabia comunicou ao amigo nova-iorquino A. Stieglitz: seu primeiro número foi lançado seis meses antes da publicação do primeiro número da revista DADA, editada por Tristan Tzara (Zurique, 1917). Nesse lançamento Picabia se associou ao catalão Joseph Dalmau, proprietário da galeria de arte que levava seu nome, que já havia mostrado anteriormente pinturas de Picabia e que acolheu de modo entusiasmado, a nova série de obras do artista.
A filosofia da 391 oscilou de acordo com os estados de alma de F. Picabia, bastante insólitos, mas no final, atingiu o patamar da radicalização de extrema violência. No auge das manifestações Dadaístas francesas, a 391 foi publicada com a tarja A Santa Virgem (1920), quando reproduziu a famosa obra L.H.O.O.Q., a intervenção de Picabia sobre a pintura da Gioconda (Leonardo da Vinci), que ganhou bigodes irreverentes e o título de conotação erótica. A capa (n. 12, março de 1920), também recebeu a versão especial de Picabia, reproduzida em ADES (1978: 144); igualmente reproduzidas uma página da 391, Une Nuit d´Echecs Gras (n. 14); ADES reproduziu várias páginas dos exemplares da 391 (n. 2, Barcelona, 1º de fevereiro de 1917 e n. 3, Barcelona, 1º de março de 1917); e uma ilustração de Picabia, publicada na revista (n. 4, Barcelona, 25 de março de 1917); a outra a capa (n. 8, Zurique, fevereiro de 1919), ilustrada com o desenho Construção Molecular, de F. Picabia; e outra página da revista 391 (n. 12), foi ilustrada com uma Abstração, borrão a nanquin, dito, A Santa Virgem [La Sainte Vierge], de autoria de F. Picabia; e, finalmente a outra capa (n. 13, Paris, julho, 1920), também foi desenhada por Picabia; todas as citadas se encontram reproduzidas (ADES, 1978: 138, 139, 140) .
A 391 permaneceu publicada com o mesmo tamanho, durante seus sete números iniciais; mas Picabia aproveitou para experimentar papéis diversos, especialmente no segundo número, impresso em papel pardo com acabamento acetinado. O número seguinte da revista foi impresso em papel cor-de-rosa (Zurique, n. 3); e, depois do sétimo número, a revista que até então manteve tamanho pequeno, mudou radicalmente de formato. A cada número seguinte a 391 apresentou tamanho e apresentação diferente, parecendo sempre ser uma nova revista, variando a diagramação, a cor e tipo do papel, etc. Os números nova-iorquinos da revista receberam colaborações do músico Edgar Varése, de Marius de Zayas, Walther Conrad Arensberg, Henry Vernot e Albert Gleizes. Uma das capas reproduziu objeto único, o desenho de bulbo de lâmpada, dita, Americaine (n. 6, Nova York, jul., 1917), que se encontra reproduzida (ADES, 1978: 140). Os números publicados em Nova York não receberam colaborações nem de Marcel Duchamp, nem de seu amigo Man Ray, nem de outros artistas europeus que estavam na cidade, exceto os citados; a revista publicada nessa cidade foram finas, seus textos mais espaçados (último número nova-iorquino, agosto de 1917). Foi a 391 (n. 5, Nova York, jun., 1917), que publicou em duas páginas, que se encontram reproduzidas (ADES, 1978: 141), o artigo A Arte Moderna [L´Art Moderne], de autoria de Albert Gleizes, ilustrado com dois desenhos de engrenagens (Picabia).
Depois de prolongado intervalo a revista ressurgiu em Zurique (n. 08, fev., 1919), cidade para onde Picabia viajou; ele deu festa regada a champagne francesa para lançamento da revista. Durante seus anos viajando Picabia se manteve em constante contacto com Tristan Tzara e enviou-lhe o poema Saliva Americana [Salive Américaine], um desenho e o obituário de Guillaume Apollinaire que, como milhões de europeus, faleceu devido ao surto da dita, gripe espanhola (1918). Tzara publicou o material recebido de Picabia na revista DADA (n. 3, Zurique, dez. de 1918).
A revista 391 (n. 01, Barcelona, 25 jan., 1917), publicou textos de Louis Aragon, André Breton, Paul Éluard, Philippe Soupault e Jacques Vaché e, de Max Goth. A revista publicou Sinais de Astros, poemas; De um certo espírito; Odores por toda a parte; Notas [Signaux D'Astres, poémes; D'un certain Sprit; Odeurs de Partout, Notes]. O segundo número da 391 (n. 02, Barcelona, 10 fev., 1917), publicou o poema Branco e Preto, também de Max Goth; e, na página dupla, trecho do livro Jésus-Christ Rastaquouère (Picabia), página que se encontra reproduzida (HULTEN, 1983: 540).
Décadas mais tarde a 391 foi republicada na edição fac-simile, com introdução de Michel Sanouillet (Paris, 1960). Picabia publicou dois números da revista Cannibale [Canibal], que serviram de inspiração para Oswald de Andrade publicar seu Manifesto Antropófago, na Revista de Antropofagia (São Paulo, 1928-1929).
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
CATÁLOGO. ADES, D. Dada and Surrealism Reviewed. Introduction by David Syilvester and supplementary essay by Elizabetn Cowling. London: the Authors and the Art Council of Great Britain, Hayward Galleries, 1978.
475p.: il., pp. 137-146, 148-149.
CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L;. CAUMONT, J;.CELANT, G;. COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE; MARIA, L. DE; DI MILLIA, G.;FABRIS, A.;FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.;GREGOTTI, V.;LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.;MENNA, F.; ÁCINI, P.;RONDOLINO, G;.
RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.;SILK, G.; SMEJKAI, F.;STRADA, V.;VERDONE, M.;ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs.,p. 540.
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