HISTÓRIA DAS VANGUARDAS AMERICANAS: DADAÍSMO NOVA-IORQUINO (1915-1921).
Destaques: DUCHAMP, Marcel, Francis PICABIA, Man RAY e Arthur CRAVAN.
Francis Picabia ofereceu festa regada a champanhe no Hotel Elite (Zurique, 1918), onde ele lançou o número especial de sua revista 391. Esta revista foi publicada nos locais que Picabia visitou: Barcelona (1916), Nova York (1916-1917), Zurique (1918) e Paris (1919-1920). Em Nova York, Picabia associou-se a Marcel Duchamp e Walter Arensberg, dadaísta, colecionador e financista. Picabia publicou desenhos e poemas na revista 391, além de colaborações de Tristan Tzara e Arensberg.
Duchamp participou com obra no Salão dos Artistas Independentes (Nova York, 1917), onde Arensberg, que também participou, foi preso por atentado ao pudor. Duchamp ofereceu ao júri sua obra Fonte, o famoso mictório invertido, assinado por R. (Richard) Mutt, recusado para apresentação no salão. A história da obra que se transformou em símbolo do non-sense Dadá, ficando famosa, foi tema das revistas vanguardistas publicadas pelo grupo (Nova York, 1915-1919).
Arthur Cravan, gigante de dois metros de altura, mas que passava a maior parte do tempo bebendo, deu sua contribuição ao Dadá nova-iorquino. O artista e pugilista precisou fugir de Barcelona onde desafiou para luta de boxe o campeão dos pesos pesados, Jack Johnson. A luta durou menos de um minuto, com Cravan nocauteado (23 abr.,1916). O público catalão ficou revoltado e queria, a todo custo, seu dinheiro de volta. No mesmo dia Cravan zarpou de navio para a América, onde ele reencontrou Picabia e Duchamp, que conheceu anteriormente em Paris, onde foi o único redator e editor da publicação Maintenant (1912-1914). O editor participou de evento dadaísta com Duchamp, ambos patrocinados por Arensberg, Pouco tempo depois Cravan desapareceu, durante passeio de barco no Golfo do México (1920).
Em Nova York Marcel Duchamp e Man Ray publicaram várias revistas Dadaístas, todas apoiadas pelo grupo de Alfred Stieglitz e pelo mecenas Walther Conrad Arensberg: The Ridgefield Gazook (31 mar., 1915), The Blind Man (n. 01, 10 abr. - n. 02, 02 maio, 1917), TNT (mar., 1919), Rongwrong (maio, 1919) e New York Dada (abr., 1921).
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
CATÁLOGO. ADES, D. Dada and Surrealism Reviewed. Introduction by David Syilvester and supplementary essay by Elizabetn Cowling. London: the Authors and the Art Council of Great Britain, Hayward Galleries, 1978,475p.: il.
CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L; CAUMONT, J; CELANT, G; COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE MARIA, L.; DI MILLIA, G.; FABRIS, A.; FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.; GREGOTTI, V.; LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.; MENNA, F.; ÁCINI, P.; RONDOLINO, G; RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.; SILK, G.; SMEJKAI, F.; STRADA, V.; VERDONE, M.; ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs.
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